Escola do Sesi-RS em Lajeado beneficiará 360 estudantes com aulas em tempo integral

O superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), Juliano Colombo, esteve em Lajeado nesta quarta-feira, 1º de junho, para detalhar a construção de uma escola de Ensino Médio na cidade, como parte do investimento de R$ 300 milhões da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) em educação. Participaram do encontro, na sede do Sesi Lajeado, membros do Conselho Consultivo do Sesi, composto por representantes do setor industrial na região, e autoridades.

As obras de construção da escola devem começar no início de 2023, em terreno junto à unidade local do Sesi-RS, no bairro Universitário. Serão mais de 4,3 mil metros quadrados de construção, incluindo salas de aula, laboratórios, biblioteca, espaço maker para trabalhos com tecnologia, ginásio de esportes, além de outras estruturas educativas. A previsão é de que a escola possa receber 360 alunos, com Ensino Médio em tempo integral, a partir de 2025. Além disso, serão atendidos outros 200 estudantes nas atividades de contraturno tecnológico.

“Com esse investimento em educação em Lajeado, o Sesi abre um caminho de troca e parceria com a comunidade local que tem o poder de transformar a vida de muitos jovens. Isso ocorre por meio de uma educação que faz sentido e que está conectada com as transformações do mundo do trabalho e da sociedade cada vez mais digital”, afirma Juliano Colombo.

A construção da escola em Lajeado faz parte do programa A Indústria pela Educação, lançado pela FIERGS no dia 25 de maio. Também serão construídas escolas em Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Santa Cruz do Sul, além da ampliação da estrutura já existente em Pelotas. Quando em funcionamento, as unidades somadas deverão gerar 2,4 mil novas vagas para estudantes e 300 empregos diretos.

Também estão previstas a reformulação e a ampliação do contraturno tecnológico com ênfase em pensamento computacional. A iniciativa atende a crianças de seis a 15 anos, no turno inverso à escola. Com a ampliação, serão abertas mil novas vagas em todo o Estado, sendo 200 em Lajeado.

O investimento ainda contempla a criação de um Instituto de Formação de Professores, em Porto Alegre, dedicado à capacitação e à qualificação de educadores de escolas públicas e privadas, principalmente por meio de parcerias com os municípios gaúchos. Além de qualificação docente, o espaço (que será instalado em um prédio da Travessa Leonardo Truda, no Centro da Capital) fará pesquisas e estudos de dados educacionais do Estado, produzindo análises qualitativas que permitam construir soluções personalizadas para os professores.

A aplicação dos R$ 300 milhões deve começar ainda em 2022, com o lançamento do Instituto de Formação de Professores, e ser concluída no primeiro semestre de 2027. A previsão é de que as primeiras escolas a serem construídas, incluindo a de Lajeado, entrem em operação em 2025. O público-alvo são filhos de trabalhadores da indústria, que poderão receber bolsas integrais e parciais, e da comunidade em geral.

Sesi-RS já investe no Ensino Médio
A primeira escola de Ensino Médio do Sesi-RS começou a operar em 2014, em Pelotas Hoje são mais quatro unidades: Sapucaia do Sul, Gravataí, Montenegro e São Leopoldo. A decisão de concentrar investimentos no Ensino Médio, por meio de um modelo diferenciado de educação, surgiu a partir da constatação de que era preciso mudar a forma de ensinar, já que a escola tradicional não está conseguindo formar jovens preparados para os desafios da sociedade no século 21, bem como para as mudanças no mundo do trabalho.

Com índices de evasão e de reprovação perto de zero e com resultados de destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as Escolas do Sesi-RS já receberam mais de 100 premiações em eventos científicos no Brasil e no Exterior, além do reconhecimento do Ministério da Educação como uma das instituições mais inovadoras do país.

As seis novas escolas seguirão a proposta pedagógica que já tornou o Sesi-RS referência em educação, na qual o aprendizado se dá por meio da pesquisa, as tecnologias de inovação estimulam a criatividade e a solução de problemas, as turmas são divididas em grupos para incentivar o trabalho colaborativo e os professores atuam como mentores, em apoio aos estudantes na busca de respostas para cada desafio.

Com esse novo investimento, a indústria gaúcha ainda colabora com a educação ao agir em favor da Meta 6 do Plano Estadual e do Plano Nacional de Educação, que destacam a importância da oferta de escolas em tempo integral no nível médio. Atualmente, a rede estadual gaúcha conta com 17 escolas de Ensino Médio com jornada em tempo integral. Com a expansão anunciada, o Sesi-RS terá 11.

Publicado sexta-feira, 3 de Junho de 2022 - 14h14