Escola Sesi de São Leopoldo é credenciada pelo Conselho Estadual de Educação

A Escola Sesi de Ensino Médio de São Leopoldo foi credenciada nesta quarta-feira (18) pelo Conselho Estadual de Educação para iniciar as atividades em 2020. A partir de agora, a unidade pode receber matrículas para o ano letivo que inicia no próximo dia 13 de fevereiro. A estrutura, localizada na rua Alberto Scherer, 743, tem capacidade para atender 300 alunos por ano. A exemplo das outras escolas, inicialmente serão abertas vagas para 100 alunos do primeiro ano do Ensino Médio, e assim, sucessivamente, para os próximos anos escolares.

Essa é a quinta Escola Sesi de Ensino Médio no Rio Grande do Sul. As outras estão localizadas em Pelotas, Sapucaia do Sul, Gravataí e Montenegro. Há oferta de bolsas de até 100% para dependentes de trabalhadores da indústria. Informações sobre processo seletivo e matrículas podem ser acessadas pelo link www.sesirs.org.br/escola-sesi/processo-seletivo.

As escolas oferecem uma proposta educacional que desenvolve competências e habilidades por meio de projetos de pesquisa, instrumentalizada por diferentes tecnologias e marcada pela compreensão da cultura juvenil. Oferecem uma matriz curricular diferenciada, com 50% da carga horária destinada a Ciências da Natureza e Matemática, buscam promover o aprendizado não só pelo repertório de conteúdos, mas pela capacidade de relacioná-los à interpretação e à resolução de problemas da sociedade e da indústria.

Organizado em turno integral, o currículo privilegia a aprendizagem por meio da pesquisa, experimentação, criação e inovação, com base no desenvolvimento de competências relacionadas ao mundo do trabalho e à excelência acadêmica, bem como de competências cognitivas e socioemocionais que potencializem as relações coletivas e colaborativas.

Escola Sesi - São Leopoldo

Crédito foto: Dudu Leal

Reconhecida pelo MEC em 2015 como instituição inovadora, a Escola Sesi de Ensino Médio prevê o período de duração de 630 dias letivos e 4,8 mil horas, com atividades em salas ambiente e articuladas ao trabalho interdisciplinar das áreas de conhecimento. “O grande objetivo é capacitar os estudantes de maneira diferenciada, utilizando modernas técnicas de ensino e ferramentas tecnológicas disponíveis hoje, inserindo aspectos de cultura geral, empreendedorismo, educação financeira, valores e muitas outras questões do dia a dia que são necessárias para formar o aluno para o mundo do trabalho e para a vida", explica o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo.

Cada turma é composta por até 25 estudantes e as salas são organizadas física e pedagogicamente pela disposição em grupos, de modo que o trabalho coletivo – um dos princípios da Escola Sesi e da indústria 4.0 – seja propulsor da aprendizagem. O acesso à tecnologia, incluindo a robótica como ferramenta de aprendizado, também é um incentivo pedagógico. A participação e o reconhecimento de projetos em mostras científicas é uma realidade para os alunos das Escolas Sesi. Desde 2014, com o início da unidade de Pelotas, foram cerca de 60 premiações em eventos científicos de abrangência nacional e internacional – incluindo 32 nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática e Engenharia. Nesse sentido, o protagonismo e o empreendedorismo – também princípios da escola – são incentivados e desenvolvidos a partir do Projeto Político Pedagógico.

Publicado quarta-feira, 18 de Dezembro de 2019 - 15h15