A Escola Sesi de Ensino Médio de São Leopoldo foi credenciada nesta quarta-feira (18) pelo Conselho Estadual de Educação para iniciar as atividades em 2020. A partir de agora, a unidade pode receber matrículas para o ano letivo que inicia no próximo dia 13 de fevereiro. A estrutura, localizada na rua Alberto Scherer, 743, tem capacidade para atender 300 alunos por ano. A exemplo das outras escolas, inicialmente serão abertas vagas para 100 alunos do primeiro ano do Ensino Médio, e assim, sucessivamente, para os próximos anos escolares.
Essa é a quinta Escola Sesi de Ensino Médio no Rio Grande do Sul. As outras estão localizadas em Pelotas, Sapucaia do Sul, Gravataí e Montenegro. Há oferta de bolsas de até 100% para dependentes de trabalhadores da indústria. Informações sobre processo seletivo e matrículas podem ser acessadas pelo link www.sesirs.org.br/escola-sesi/processo-seletivo.
As escolas oferecem uma proposta educacional que desenvolve competências e habilidades por meio de projetos de pesquisa, instrumentalizada por diferentes tecnologias e marcada pela compreensão da cultura juvenil. Oferecem uma matriz curricular diferenciada, com 50% da carga horária destinada a Ciências da Natureza e Matemática, buscam promover o aprendizado não só pelo repertório de conteúdos, mas pela capacidade de relacioná-los à interpretação e à resolução de problemas da sociedade e da indústria.
Organizado em turno integral, o currículo privilegia a aprendizagem por meio da pesquisa, experimentação, criação e inovação, com base no desenvolvimento de competências relacionadas ao mundo do trabalho e à excelência acadêmica, bem como de competências cognitivas e socioemocionais que potencializem as relações coletivas e colaborativas.