FIERGS debate a implantação da nota fiscal eletrônica

Evento foi realizado em parceria com governo do Estado

As vantagens da nota fiscal eletrônica e as principais dúvidas que ainda afetam o contribuinte sobre a implantação deste novo modelo nacional de documento estiveram em debate na tarde desta terça-feira (dia 8), na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). A palestra Nota Fiscal Eletrônica: Operacionalização, Impactos e Benefícios no Cotidiano das Empresas foi proferida pelo chefe da Divisão de Tecnologia da Receita Estadual, Newton Guaraná; e pelo agente fiscal do Tesouro do Estado e membro da equipe para o projeto no RS, Geraldo Scheibler. O coordenador do Conselho Técnico de Assuntos Tributais, Legais e Financeiros (Contec) da FIERGS, Heitor Müller, participou do evento.

"A nota fiscal eletrônica facilitará a fiscalização estadual. Defendemos a economia formal, somos favoráveis que todos paguem seus tributos como deve ser, para que desse modo todos possam pagar menos", disse Müller, ao abrir a palestra.

Guaraná apresentou um breve histórico sobre a implantação deste novo sistema, que substitui a atual emissão de documento fiscal em papel, lembrando que a gestação da nota eletrônica começou em 2005. No ano seguinte, os primeiros testes com empresas-piloto foram realizados no Rio Grande do Sul. No Brasil, 11 Estados já aderiram ao modelo, que vem sendo implantado gradualmente, em diferentes setores.

Além de facilitar a fiscalização de tributos pelo Estado, a implantação da nota fiscal eletrônica traz, entre suas vantagens, a redução de custos para as empresas, segundo Scheibler, pois dispensa o armazenamento de grande quantidade de documentos ao longo de anos, como ocorre hoje. "É uma revolução cultural, partir do papel para o digital. Há temores e uma certa resistência compreensível ao modelo", destacou.

Empresários, contadores e contabilistas presentes à platéia puderam fazer perguntas para esclarecer dúvidas sobre o tema. A FIERGS, por meio do Contec, realizou a palestra em parceria com o governo do Estado.

Os participantes também conheceram as experiências da Vonpar e da Dimed, que já implantaram o modelo eletrônico da nota fiscal em suas empresas.

Publicado Terça-feira, 8 de Abril de 2008 - 0h00