FIERGS participa de acordo de cooperação internacional

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), a Secretaria de Ciência e Tecnologia (SCT) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS) assinaram, nesta terça-feira (14) um acordo de cooperação técnica, com o objetivo de viabilizar a internacionalização de ações da Rede Petro/RS. Participaram o presidente da FIERGS, Paulo Tigre; o secretário da Ciência e Tecnologia, Artur Lorentz; e o diretor superintendente do Sebrae-RS, Marcelo de Carvalho Lopes. "Temos de acelerar o trabalho em conjunto com a secretaria na área de energia e petróleo", destacou Tigre.

Segundo Lorentz, acordos de cooperação semelhantes ao assinado com a FIERGS servem para ampliar a abrangência de iniciativas como a Rede Petro/RS, que busca desenvolver tecnologia no Estado adequada às necessidades das empresas do setor de petróleo, gás natural, energia e mineração.

Para que as ações ente FIERGS, SCT e Sebrae-RS possam ser desenvolvidas, será formada uma comissão executiva, com um representante de cada uma das entidades. A primeira atividade efetiva em função será a participação de 10 empresas na missão à Feira de Hannover, entre 17 a 26 de abril. Além disso, o acerto contempla três atividades dentro do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas (PAIIPME): uma rodada de negócios com importadores europeus, um estudo de mercado e um workshop de capacitação. Existe ainda a previsão da inclusão de empresas da Rede Petro/RS no programa de internacionalização da FIERGS, o Exporta CIN, elaborado pelo Centro Internacional de Negócios.

Publicado Terça-feira, 14 de Abril de 2009 - 0h00