Você está aqui

O terceiro dia da  missão empresarial liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nos Estados Unidos foi dedicada à programação do Brazil Summit, realizado nesta quarta-feira (14), no Convene One Liberty Plaza, em Nova York. O presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, participou do evento organizado pelo jornal Financial Times, juntamente com líderes empresariais, políticos e investidores.

A proposta do encontro é explorar oportunidades de negócios entre Brasil e Estados Unidos, discutindo temas que envolvem o equilíbrio entre crescimento econômico, sustentabilidade e influência global do Brasil. “Um dos grandes objetivos da missão que a FIERGS participa com a CNI e outras federações é buscar subsídios para definir como a indústria deve se posicionar no novo cenário do mercado internacional. Hoje, aqui no Brazil Summit, foram apresentadas e discutidas importantes alternativas para traçar o melhor posicionamento que a indústria gaúcha e brasileira deve adotar”, enfatiza Bier. 

Entre outras propostas apresentadas pelos especialistas aos investidores, Bier enfatizou que o principal ativo ressaltado pelos painelistas relaciona-se a aspectos vinculados a recursos naturais e estabilidade social. “Temos uma agenda verde exemplar e uma matriz energética com mais de 80% de fontes renováveis. O Brasil é visto como um dos grandes protagonistas na transição energética global. Além disso, somos um país sem guerras, ativo muito valorizado pelos investidores”, ressalta o presidente do Sistema FIERGS.

No entanto, outra grande discussão provocada pelos painelistas foi a necessidade da reindustrialização do Brasil. “A indústria precisa aproveitar esse momento positivo de visão mundial para o Brasil por conta dos nossos ativos e criar grandes agendas de negociação com os Estados Unidos, de forma particular, setorial”, aponta Bier. 

A missão da CNI, da qual os representantes da FIERGS fazem parte, se encerra nesta quinta-feira (15), com uma visita ao Massachusetts Institute of Technology (MIT) e ao campus da Universidade de Harvard, onde os representantes brasileiros participarão de um briefing sobre inteligência artificial e transição energética.

Publicado quarta-feira, 14 de Maio de 2025 - 17h17