Foto: Leonardo Dalla Porta
FIERGS recebe a visita do embaixador da Ucrânia no Brasil
O embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, esteve na manhã desta terça-feira (4) na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, para um encontro com o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier. Na ocasião, trataram de temas comuns entre o país europeu e o RS, como o comércio exterior, resiliência e recuperação.
Melnyk vê no Estado gaúcho um grande potencial para expandir a parceria de negócios, com ambos apresentando semelhança em suas produções no agronegócio – mas também na busca por outros produtos. “O agronegócio hoje ainda é a principal produção na Ucrânia, mas estamos procurando diversificar para atender mais mercados e sermos mais competitivos”, explicou o embaixador. Melnyk ainda apontou que a Ucrânia está em um processo para entrar na União Europeia que levará de 7 a 10 anos, então espera que o seu país seja considerado como mercado futuro.
Ao final do encontro, Bier convidou o embaixador para que venha até o RS em agosto, quando ocorre a Expointer. “É uma feira agrícola que gera muitos negócios, de bilhões. Acredito que a Ucrânia e seu agronegócio irão se beneficiar muito no evento”, finalizou o presidente da FIERGS.
O Rio Grande do Sul exportou para a Ucrânia, em 2024, US$ 6.234.536 em produtos, com destaque para máquinas de uso agrícola (87,52%), enquanto a importação ficou em US$ 2.073.711, grande parte em produtos farmacêuticos (86,30%). Uma videoconferência foi combinada para os próximos meses entre a FIERGS e a entidade empresarial ucraniana. E o embaixador ainda confirmou a vinda para a Expointer. “Somos o maior produtor e exportador de (semente de) girassóis, com 1/3 do mercado mundial, e o 6º produtor de soja no mundo. A Expointer será muito bem aproveitada para expandir nossos negócios aqui no RS”, concluiu Melnyk.


