O objetivo da visita foi apresentar algumas empresas finlandesas com negócios em áreas que poderiam contribuir na reconstrução do Estado. “Viemos falar em parcerias ganha-ganha”, disse a embaixadora Karanko. “A Finlândia é referência em bioeconomia e sustentabilidade e muito poderia contribuir com o Rio Grande do Sul”, ressaltou. Ela comentou ainda que há vários eventos no Brasil com oportunidades de negócios com empresas de seu país. Johanna ainda convidou a federação a fazer uma visita de prospecção à Finlândia.
O diretor da Business Finland, Marcelo Guimarães, apresentou a agência que tem foco em investimentos e financiamento de inovação. Ele também descreveu algumas parcerias que já existem entre os dois países, como entre universidades que estão desenvolvendo um projeto 6G. Guimarães destacou que há oportunidades de compras, vendas, integração e cooperação entre empresas dos dois países. A comitiva teve a presença das empresas Nokia, Avant, Valmet e Iceye, que apresentaram seus negócios.
Também participaram do encontro o coordenador do Conselho de Infraestrutura (Coinfra), Sergio Klein, coordenador do Comitê da Indústria Mineral (Comin) e integrante do Conselho de Meio Ambiente (Codema), Eduardo de Freitas Machado, e coordenador do Conselho de Articulação Parlamentar (Coap), Diogo Bier.