Você está aqui

Instalada a Frente Parlamentar de apoio à indústria gaúcha

A Frente Parlamentar de apoio à indústria gaúcha foi instalada pela Assembleia Legislativa do RS, por iniciativa do deputado Professor Cláudio Branchieri. O presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, participou da cerimônia, acompanhado de integrantes das diretorias da Federação e do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul. “Nos trabalhos a serem realizados pela Frente Parlamentar, contamos com a receptividade e os votos dos nossos políticos para que consigamos corrigir as distorções que afligem a indústria do Rio Grande do Sul. Esta, com certeza, é a prioridade da Frente Parlamentar que agora se instala. Uma das questões que, desde já, deixamos para as suas reflexões está no desequilíbrio da carga tributária entre os setores econômicos. No Rio Grande do Sul, o setor industrial é o ‘acionista majoritário’ do Estado, pois recolhe 58,4% da receita de ICMS. Não se trata, aqui, de defender a transferência dos excessos, mas buscar um equilíbrio entre todos”, destacou Petry.

Outro ponto observado pelo presidente da FIERGS é em relação à questão da Zona Franca de Manaus, que está trazendo prejuízos ao segmento de indústria de plástico do Estado.

Gilberto Porcello Petry lembrou que a Frente Parlamentar também é, para a FIERGS, uma forma de homenagear os industriais gaúchos, com seus produtos de classe mundial, exportados para mais de 160 países. Nesta quinta-feira, 25 de maio, comemora-se o Dia Nacional da Indústria.

Já o deputado Cláudio Branchieri afirmou ser necessário ajudar o setor industrial no Estado a retomar o protagonismo econômico que foi perdendo nos últimos anos. “Diante de dificuldades como aspectos logísticos, concorrências desleais, players internacionais que não são tão éticos, em termos ambientais e trabalhistas, entendemos ser importante criar, dentro da Assembleia, uma frente de deputados para representar esse segmento, que é extremamente importante para a economia gaúcha”, conclamou Branchieri. O parlamentar complementou que, entre os desafios a serem enfrentados pelo segmento, estão a guerra fiscal e a infraestrutura deficiente e sucateada pela falta da capacidade do Estado de fazer investimentos por conta da irresponsabilidade fiscal, além da questão regulatória e fiscalizatória e das leis e normas regulamentadoras.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, representou o governador Eduardo Leite na cerimônia, que ocorreu na terça-feira, no Salão Júlio de Castilhos.

Foto: Dudu Leal

Publicado quarta-feira, 24 de Maio de 2023 - 16h16