Você está aqui

Liderança sustentável será discutida no Congresso Internacional de Responsabilidade Social Empresarial

Aliar o lucro, o respeito ao meio ambiente e a promoção do desenvolvimento. Este é o tripé da liderança sustentável, segundo o jornalista Ricardo Voltolini, um dos palestrantes do Congresso Internacional de Responsabilidade Social Empresarial, promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Sesi-RS e Centro Internacional de Negócios (CIN-RS) no âmbito do Programa Al-Invest IV, em parceira com a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, nos dias 15 e 16 de outubro, no Teatro do Sesi, em Porto Alegre. "São pessoas que no seu dia-a-dia tomam decisões aliando esses três fatores", explica ele, especialista em planejamento de comunicação e marketing institucional. "Já houve uma evolução em relação a este tema, que passou de ‘moda‘ para desafio", destaca Voltolini, também diretor de Ideia Sustentável - Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade, empresa que atua em consultoria, educação, conteúdos e comunicação da sustentabilidade. Conforme ele, nos 14 anos que trabalha com o assunto, houve uma grande mudança, mas ainda há muito para ser feito. Ricardo Voltolini será palestrante no primeiro dia do Congresso Internacional de Responsabilidade Social Empresarial que vai discutir a Responsabilidade Social Empresarial Como Diferencial Competitivo de Mercado.

O evento busca promover a discussão de conceitos éticos e sociais a fim de contribuir para o atual contexto mercadológico e é destinado a micro, pequenas e médias empresas. Outra palestra que deverá fomentar o debate, será a do filósofo e educador colombiano Bernardo Toro vai falar sobre Educação na Sociedade Sustentável. Ele acredita que a economia sustentável não combina com o critério de ganhar e perder. Conforme o educador, é importante a aprendizagem do cuidado no processo educativo - saber cuidar de si, do outro, do intelecto, do planeta e da espiritualidade. Toro defende o diálogo e a escuta são chaves para a criação desse novo mundo, assim como o respeito e o reconhecimento do outro.

O Congresso terá ainda a participação do vice-presidente do Forum Empresa, Felipe Lira, que abordará A RSE como Diferencial Competitivo, e do diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Forética, Tomas Sercovich, falando sobre a RSE Voltada para as Pequenas e Médias Empresas. Segundo ele, as PMEs que adotam práticas de responsabilidade social empresarial obtêm melhor ambiente de trabalho, maior comprometimento de seus funcionários, relações mais consistentes, entre outras vantagens. Outro palestrante será o professor da PUC-SP, Ladislau Dowbor, doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia (Polônia). Ele fará a conferência Tecnologia Social, abrangendo a gestão empresarial sustentável. Ladislau afirma que essas iniciativas devem ser efetivas e replicáveis, propiciando o desenvolvimento social em escala e impacto na sustentabilidade.

O evento contará com painéis de debate sobre Liderança Sustentável, que busca resultados justos e economicamente viáveis, promovendo a perenidade do negócio e gerando valor na sociedade; A Tecnologia Social na Prática, com apresentação de cases gaúchos e internacionais; e Cadeia de Valor, que designa uma série de atividades relacionadas e desenvolvidas pela empresa a fim de satisfazer as necessidades dos clientes englobando as relações com os fornecedores, os ciclos de produção e venda. As inscrições são gratuitas. Informações pelo telefone (51) 3362 2323 ou pelo site www.fiergs.org.br/congressorse

Publicado quarta-feira, 19 de Setembro de 2012 - 0h00