Max Gehringer fala de empreendedorismo a estudantes

Palestra foi realizada no Salão de Convenções da FIERGS

Apontado em 2005 e 2006 como um dos cinco melhores palestrantes do Brasil (Prêmio "Top of Mind" de Recursos Humanos), Max Gehringer fez uma apresentação a estudantes e professores na manhã desta segunda-feira (dia 17), na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, durante o Programa Estágio Empreendedor. O evento foi promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) e o IEL Nacional. "O Programa Estágio Empreendedor tem como objetivo preparar recursos humanos em condições de serem inseridos na economia globalizada e competitiva. O estágio é que vai inseri-los no mundo real. E a intenção do IEL-RS é que o aluno possa pensar em empreender, em inovar, em ter um diferencial", disse o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, em seu discurso de abertura.

Gehringer destacou que empreender não é apenas tornar-se dono do próprio negócio. Dentro de uma empresa, dar idéias, executar uma tarefa de forma correta, ou com criatividade, é igualmente uma maneira de se revelar empreendedor. Para as incertezas dos jovens às vésperas do ingresso na universidade, o palestrante dá um conselho. "Quem tem dúvida de qual faculdade fazer, opte por Administração de Empresas", disse aos estudantes da platéia. "É um curso que oferece um leque de alternativas e uma boa base para você em finanças, gente, normas e processos".

Após a palestra, os participantes puderam encaminhar perguntas a Max Gehringer.

O Programa Estágio Empreendedor foi o primeiro a integrar o projeto Ciclo de Palestras, promovido pelo IEL Nacional e pelo núcleo regional. O objetivo é contribuir para a descoberta de novos talentos, ao mesmo tempo em que contempla a formação do aluno. O programa consiste no gerenciamento do processo de identificação e encaminhamento destes jovens que se sobressaem às empresas, com acompanhamento e orientação.

Gehringer é administrador de empresas e foi presidente da Pepsi-Cola Engarrafadora e da Pullman/Santista Alimentos, diretor da Elma Chips e da PepsiCo Foods nos Estados Unidos. Autor de vários livros, dentre eles "Relações Desumanas no Trabalho", "Comédia Corporativa" e "Não Aborde seu Chefe no Banheiro", é também conhecido por seus artigos em revistas como Época, Exame e Você S.A. e comentários na Rádio CBN e Fantástico, na TV Globo.

O evento contou ainda com um talk show com o judoca João Derly e o empresário do ramo do surfe Glauber Pacheco.

Publicado segunda-feira, 17 de Março de 2008 - 0h00