Metrologia é fundamental para a inovação

O presidente do Inmetro, João Jornada, afirmou que a metrologia é uma fonte de inovação. Conforme ele, como esta ciência "usa a medição e a medição da medição", o resultado pode gerar algo novo. "A primeira medida não é igual à última e a inovação aparece justamente na análise entre as diferenças", conta ele, que foi o primeiro palestrante do III Encontro Nacional de Metrologia − Inovação e Competitividade para a Indústria, realizado nesta terça-feira na sede da Federação das Industrias do Rio Grande do Sul. O evento é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com apoio do Departamento Regional da instituição (Senai- RS).

Jornada também lembrou que no futuro da metrologia está a permanente evolução e grande demanda e cada vez mais haverá novas áreas de atuação e menos incertezas. "A globalização, a sustentabilidade e a evolução contínua, juntamente com a destruição criativa, também fazem parte do futuro desta ciência", esclareceu o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Na questão da sustentabilidade, por exemplo, será por meio da metrologia que as indústrias poderão certificar produtos de alta competitividade num mundo cada vez mais exigente. "Uma cervejaria japonesa já está imprimindo nos rótulos das garrafas a quantidade de gás carbônico emitido durante o processo de fabricação − desde as matérias-primas até a chegada da cerveja no ponto de venda. Em muito pouco tempo, todos os produtos que quiserem conquistar um consumidor atento ao meio ambiente também seguirão esse exemplo", apontou. O professor Jornada entende que a metrologia é uma área de pesquisa e trabalho com enorme potencial para muitos profissionais que estão entrando no mercado de trabalho. "E também empresas de prestação de serviço", completou.

Na abertura do evento, o diretor regional do Senai-RS, José Zortéa, afirmou que é necessário aprender com o futuro. "No nosso tempo, precisamos estar sempre alertas e observando o que vem por aí. Temos que compreender o passado, planejar e criar, enxergando o futuro", destacou ele. O secretário do DesenvolvimentoTecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Guilherme Pereira, falou da importância do Sibratec, que trabalha com redes temáticas. "São 19 temas, sendo que em 16 há a participação do Senai", lembrou.

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Artur Lorentz, falou da importância de aproximar os setores público, privado e acadêmico. "Precisamos que todos interajam para trabalharmos por um único objetivo que é o desenvolvimento do Estado e do Brasil", comentou. O gerente-executivo de Tecnologia Industrial do Senai, Orlando Clapp Filho, também salientou a importância das parcerias e de se trabalhar em redes. Como cases, o evento contou com a participação de executivos das empresas GM, Braskem, Petrobras e Sadia.

Publicado Terça-feira, 12 de Maio de 2009 - 0h00