Você está aqui

Foi dada a largada para a nova temporada do Torneio de Robótica First® Lego® League (FLL), com o lançamento mundial do tema City Shaper nesta quinta-feira (1º). Estudantes de 9 a 16 anos serão desafiados a pensar em cidades inteligentes e sustentáveis e buscar inovações para criar um futuro melhor para todos. A partir de agora, estudantes de escolas públicas e particulares iniciam uma corrida por conhecimento, em busca de soluções para o tema. Desde 2013, o Serviço Social da Indústria é operador oficial do torneio no Brasil, responsável pelas etapas regionais e nacional.

As inscrições para os regionais começam em 1º de setembro e as datas das competições classificatórias no Rio Grande do Sul já estão definidas. Nos dias 29 e 30 de novembro, ocorre o torneio para as equipes do Sesi-RS, no Sesi de Esteio. Já na disputa que envolve competidores de garagem, escolas públicas e privadas, ocorre na Escola Sesi de Ensino Médio Montenegro, nos dias 6 e 7 de dezembro. Os dois eventos classificam para a etapa nacional.

Em cada torneio, os estudantes são avaliados em quatro categorias. Uma delas é o Desafio do Robô, quando os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir 14 missões. Para isso, o robô pode capturar, transportar, ativar ou entregar objetos na mesa de competição. Ao todo são 14 missões. Desde 2013, foram mais de 17 mil estudantes de 1,7 mil escolas públicas e particulares. Atualmente, cerca de 400 escolas do Sesi de ensino fundamental e médio de todo o Brasil contam com o programa no currículo.

O FLL desafia crianças e adolescentes a encararem problemas da sociedade moderna, trabalhando em times de dois a dez integrantes e inspirando-se em valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorms, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

Para mais informações sobre as regras clique aqui.

Publicado sexta-feira, 2 de Agosto de 2019 - 14h14