Você está aqui

Olimpíada do Conhecimento começa no Rio de Janeiro

Os 47 representantes gaúchos da Olimpíada Nacional do Conhecimento e World Skills Americas 2010 começaram nesta terça-feira (dia 9) a fase de ambientação junto aos equipamentos e postos de trabalho, nos pavilhões do Riocentro, na zona oeste do Rio de Janeiro, onde acontece a disputa entre os alunos de 26 estados brasileiros e 12 países.

O Rio Grande do Sul está presente na competição com o Senai-RS, em 36 ocupações industriais e o Senac-RS, em cinco ocupações de serviço. A abertura do evento aconteceu na tarde de segunda-feira ( 8) , no Maracanazinho, com desfile das delegações e show da comissão de frente da Escola de Samba Unidos da Tijuca em pleno Maracanazinho. "A ficha ainda está caindo. Isto aqui parece um sonho. Mas é preciso cuidado para não se deslumbrar e perder o foco da competição", comentava Moisés David Rodrigues da Silva, de Caxias do Sul, que compete na modalidade de ferramentaria, enquanto acompanhava o espetáculo.

A preocupação de David é a mesma dos chefes de equipe. Eles recitam aos alunos diariamente os conselhos que vão desde a alimentação até o cuidado com o equipamento. Para a maioria dos jovens que estão participando da Olimpíada, foi a primeira viagem para longe de casa, a primeira viagem de avião e até a primeira hospedagem em um hotel. "Tudo é imenso, gigantesco. Então é preciso muito diálogo para que eles não percam o foco", disse o chefe de equipe, Jorge Vargas.

A partir desta quarta-feira, começa oficialmente a disputa nas 48 ocupações na Olimpíada Nacional do Conhecimento e World Skills Americas. Os campeões de cada modalidade garantem vaga para a World Skills International, em Londres, no ano que vem.

Publicado Terça-feira, 9 de Março de 2010 - 0h00