A sexta-feira foi dedicada ao tema Recuperação da Indústria, um dos pilares da gestão Claudio Bier à frente da FIERGS, no estande da entidade na Expointer. O vice-presidente do CIERGS Alexandre Guerra, o vice-presidente regional do CIERGS Angelo Fontana, o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo, e o economista-chefe da FIERGS, Giovani Baggio, debateram Os desafios da recuperação da agroindústria pós tragédia climática no RS. Todos destacaram que a superação deste momento difícil no Estado só se dará com trabalho conjunto dos setores público e privado. "A reconstrução passa pelo Estado, União e iniciativa privada", disse Guerra.
Fontana, que teve sua empresa diretamente atingida pelas enchentes, lidera um grupo de trabalho pela recuperação no Vale do Taquari. Com apoio de outros empresários, conseguiu a doação de pontes metálicas para conectar algumas das passagens que foram derrubadas pelas águas.
Colombo defendeu que o esforço da união dos setores público e privado passe também pela retenção de talentos, e isso inclui a inserção de tecnologia para manter, por exemplo, o jovem no campo. Para Colombo, entidades empresariais como a FIERGS podem tomar à frente de projetos do tipo.
Baggio observou que o Rio Grande do Sul já não tem uma posição geográfica privilegiada e que para poder voltar a competir com os demais estados precisará, como prioridade, recuperar a parte logística e de infraestrutura.