Política de Desenvolvimento Produtivo é apresentada a industriais

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Reginaldo Arcuri, apresentou a Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) nesta terça-feira (dia 5) a industriais gaúchos, empresários e representantes de entidades, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Na abertura do evento, o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, destacou que a entidade tem trabalhado para colocar a indústria gaúcha dentro das oportunidades e desafios que a PDP traz. "As oportunidades que vão surgir para as nossas empresas são muito grandes. Não podemos perder este caminho do crescimento. Que o Rio Grande do Sul mantenha a sua força, e crie novas perspectivas na economia", destacou o industrial.

Reginaldo Arcuri revelou que a PDP envolverá, inicialmente, 25 setores, e tem ações tanto na área de exportações como em qualificação de mão-de-obra, investimento em inovação e de bens de capitais. "Teremos de estabelecer prioridades em conjunto com lideranças locais. Precisamos integrar políticas nacionais com planos locais, apresentando a cada Estado um processo específico de regionalização", afirmou Arcuri. Durante a apresentação, Paulo Tigre e Reginaldo Arcuri assinaram um protocolo que formaliza a parceria entre FIERGS, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), e a ABDI, e cria um cronograma de ações para os próximos meses.

A PDP foi lançada oficialmente em 12 de maio pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Elaborada com a participação de diversos ministérios, órgãos coligados e iniciativa privada, propõe metas, objetivos e monitoramento constante de resultados, sempre focada em inovação. Ela engloba quatro metas principais, a serem atingidas até 2010: ampliar o investimento fixo com relação ao Produto Interno Bruto (PIB) para 21%, elevar o gasto privado em pesquisa e desenvolvimento para 0,65%, ampliar a inserção do Brasil no comércio internacional para 1,25% e dinamizar as micro e pequenas empresas que vendem para o exterior com a previsão de aumentar em 10% a quantidade de exportadores. Para isso, foram pensadas medidas de curto, médio e longo prazos que fortalecerão as cadeias produtivas.

A apresentação da PDP foi uma parceria do Sistema FIERGS com a ABDI, e com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do governo do Estado. Também estiveram presentes ao evento o secretário de Estado do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai), Márcio Biolchi; e o representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Gastaldoni.

Publicado Terça-feira, 5 de Agosto de 2008 - 0h00