Seminário orienta empresas e prepara missão Sial 2010

Consumidores cada dia mais exigentes e preocupados com a alimentação saudável, a variedade e a praticidade. Para orientar empresas a acompanhar esta tendência, a FIERGS realizou nesta quinta-feira (5) o seminário Oportunidades de Negócios para Setores de Alimentos e Bebidas − Sial 2010. O evento reuniu empresários, representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e de federações industriais de nove Estados.

A Sial Paris, que ocorre em anos pares e será realizada de 15 a 23 de outubro, na França, é uma das principais feiras do segmento de alimentos e bebidas do mundo, assim como Anuga (Alemanha), agendada em anos ímpares. Em 2008, a Sial Paris contou com 147,8 mil visitantes, 58% deles internacionais. Suas principais áreas de exposições nesta edição serão bebidas, confeitarias, biscoitos e pães finos, carnes, frangos, laticínios e ovos, produtos dietéticos, alimentos finos e ingredientes.

A missão prospectiva à Feira Sial Paris 2010 é promovida pela CNI, com articulação do Centro Internacional de Negócios da FIERGS (CIN-RS), no âmbito do Programa AL Invest IV, financiado pela comissão europeia. As inscrições poderão ser feitas pelo site do www.cinrs.org.br e maiores informações, obtidas no telefone (51) 3347-8675.

Durante o seminário, Emanuel Teixeira Figueira Júnior apresentou o estudo Oportunidade de Negócios para Alimentos e Bebidas, desenvolvido pela Apex-Brasil, que aponta tendências mundiais e os principais mercados a serem explorados por exportadores brasileiros do segmento. "Cada vez mais, existe uma forte preocupação dos consumidores com a segurança alimentar e a procedência dos produtos, provocando aumento da demanda por itens de maior conveniência, práticos e em embalagens menores, e que traduzam saúde e bem-estar", salientou.

Por videoconferência, participaram também Carlos Tedesco, da CNI, em Brasília, além de representantes das federações industriais do Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rondônia e Sergipe, Estados que integrarão a missão.

Publicado quinta-feira, 5 de Agosto de 2010 - 0h00