Você está aqui

O ano de 2019 é marcado por datas significativas para a ciência e a cultura mundial. Há cinco décadas, o homem chegava à lua pela primeira vez, um século atrás era comprovada experimentalmente a Teoria da Relatividade de Albert Einstein, há 150 anos era criada a Tabela Periódica dos Elementos Químicos e em 1519, morria Leonardo da Vinci. Esses são alguns fatos que confirmam a importância da educação, do pensamento científico e da tecnologia. Em um ano tão representativo, o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) realiza a segunda edição da mostra Sesi com@Ciência, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, das 9h às 21h, no Centro de Eventos FIERGS. 

O evento 100% gratuito tem o objetivo de promover debates, vivências, apresentações e reflexões sobre a educação do futuro.  É destinado a todos os envolvidos e interessados no tema no Brasil, com atividades destinadas aos diferentes públicos, incluindo pais, alunos, professores, gestores, mantenedores, empresários e representantes do poder público. “A diferença deste evento para outros é que tudo é feito de forma interativa e dinâmica, o que oferece a oportunidade para todos serem protagonistas. Os alunos participam de bate-papos e apresentações de trabalhos e artísticas, bem como a vivência em oficinas, que dão conta de pensar em soluções para os problemas que nos atingem no dia a dia. Já os professores ficam envolvidos em oficinas e debates”, explica o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo. “Os gestores e interessados vão poder observar e conhecer o que está repercutindo com os jovens em termos de estratégias didáticas e metodológicas”, complementa. 

A abertura oficial do Sesi com@Ciência será realizada no dia 30 de setembro, às 14h, e, na sequência, ocorrerá a palestra principal, com um dos nomes já confirmados, o navegador e empreendedor Amyr Klink, que compartilhará suas vivências de mais de 30 anos em projetos como Travessia do Atlântico Sul a Remo (1984) ainda única no mundo, Invernagem Antártica em solitário (1989) e Antártica com a Família (2006). Haverá, ainda, palestras, painéis, relatos de casos, oficinas, debates, apresentações artísticas, atividades de interação, como o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC. Entre os temas tratados estarão a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), inovação na educação, políticas educacionais, formação integral, experiências em outros países, cultura maker, leitura e temáticas que habitam o universo educacional e compõem uma realidade complexa que atinge toda a população. A expectativa é de que 10 mil pessoas participem dos dois dias de evento. 

O Sesi com@Ciência vai levar ao Centro de Eventos FIERGS 200 projetos e protótipos desenvolvidos por estudantes de seus programas educacionais, incluindo Contraturno Escolar, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) de todo o Estado. São soluções para problemas do cotidiano da população, mas também da realidade das indústrias. Entre eles estarão "Estufa 4.0 – uma proposta de irrigação em prol de um produto orgânico"; "Uso de Polietileno como fonte de matéria-prima para criação de telhas sustentáveis"; "Braço automatizado – auxílio às pessoas com tetraparesia assimétrica" e "Concreto sustentável – a incorporação da casca de arroz, casca de soja e EPS como uma alternativa". O desenvolvimento dessas criações é possível a partir da metodologia de ensino sustentada em projetos de pesquisa ativa, buscando o desenvolvimento integral do estudante e a construção de competências e habilidades necessárias ao Mundo do Trabalho. 

O PAPEL DO SESI NA EDUCAÇÃO
O Sesi-RS conta com quatro Escolas de Ensino Médio nas cidades de Pelotas, Sapucaia do Sul, Montenegro e Gravataí. Ainda estão previstas outras duas unidades, uma em São Leopoldo, que inicia suas atividades em 2020, e outra em Caxias do Sul. A proposta de ensino é baseada em práticas instituições de educação de excelência no Brasil e no mundo, e mescla a preparação para o Mundo do Trabalho com excelência acadêmica. As aulas ocorrem em salas-ambiente específicas para cada área do conhecimento, como Linguagens, Matemática e Ciências Humanas, laboratórios de Ciências da Natureza e infraestrutura para Teatro e Música, com mesas dispostas em círculos, que proporcionam a composição de grupos com perspectiva colaborativa. 

A tecnologia é uma aliada no ensino, que se dá por projetos de pesquisa ativa, estímulo ao desenvolvimento, capacitação e experimentação. Os programas de educação do Sesi também incluem a robótica. No segundo ano, inicia a parceria com o Senai-RS, que disponibiliza cursos de qualificação profissional. Outro diferencial são oficinas e projetos para o Mundo do Trabalho, bem como visitas técnicas. A escola pioneira, de Pelotas, foi classificada pelo Ministério da Educação como uma das mais inovadoras e criativas do País. 

ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO SESI
Já o modelo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi elaborado especialmente para o trabalhador da indústria e seus dependentes, com método flexível e adaptado à vida dos profissionais e às necessidades do Mundo do Trabalho. O estudante acessa a plataforma a distância quando e onde quiser, e conta com os professores para tirar dúvidas e orientá-los. “Uma EJA precisa contemplar outros conhecimentos adquiridos por esses jovens e adultos ao longo da vida. Elaboramos um currículo e um jeito de dar aula, que colabora com as necessidades desse trabalhador”, destaca a gerente da área de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier. 

O Sesi com@Ciência também reforça o posicionamento do Sesi-RS como um propulsor da qualificação da educação do Rio Grande do Sul. Em relação à educação pública, um exemplo desse movimento é a parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na realização da Formação Continuada de Professores e Gestores da Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Sul, para qualificar diretores e professores em módulos de gestão escolar, culturas juvenis, projetos e tecnologias, a partir da metodologia das Escolas Sesi de Ensino Médio. Inicialmente, a capacitação envolve 450 profissionais, entre gestores e professores, que realizam o curso nas cidades de Sapucaia do Sul, Pelotas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Montenegro e Gravataí. A ideia é compartilhar a metodologia, para que possa ser replicada em escolas públicas do Estado. 

Saiba mais aqui.

No Seminário sobre formação de professores, dentro do Sesi com@Ciência, também será apresentado o caso de Panambi. Na cidade, o Sesi participa da discussão das bases curriculares e metodológicas do trabalho docente, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e os professores nas áreas de Educação Infantil, Alfabetização, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental, que está no segundo ano de trabalho. A iniciativa também tem parceria com a Associação Comercial e Industrial de Panambi. “A metodologia do Sesi-RS é baseada na formação do cidadão de forma integral, ao promover a reflexão e a solução de problemas no contexto em que vivemos, em uma abordagem que considere o raciocínio lógico sem esquecer a importância do desenvolvimento da sensibilidade. Tudo isto dentro do mundo que faz sentido para os estudantes. Enfatizamos as conexões entre o que eles aprendem na escola e suas atividades cotidianas e, mais tarde, no trabalho”, finaliza Sônia Bier. 

Saiba mais aqui.

As atividades oferecidas transformam o Sesi com@Ciência em uma oportunidade de reflexão sobre o futuro da educação que a sociedade deseja.  

Mais informações: https://www.sesirs.org.br/evento/sesi-comciencia. Ou pela central de relacionamento 0800 51855.

Publicado sexta-feira, 23 de Agosto de 2019 - 18h18