Além de Porto Alegre (13), Eldorado (3), Novo Hamburgo (12), São Jerônimo (2), Cachoeirinha (3), Canoas (27) e Lajeado (1), Canudos do Vale (1), Cachoeira do Sul (2), Rio Grande (2), Sapucaia do Sul (10), Guaíba (2) contam com as tendas do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) para prestação de serviços básicos de saúde em locais onde os postos ainda não retomaram atendimento.
As estruturas integram a parceria do Sesi-RS com a Secretaria Estadual da Saúde (SES). Os locais contam com atendimentos na área da saúde (com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais), medicamentos e aplicação de vacinas, conforme a demanda da Secretaria da Saúde do Estado. A iniciativa busca apoiar na reconstrução do Estado e vem prestando atendimento de saúde assistencial e mental em 20 municípios por meio da instalação de 79 tendas, 14 unidades móveis e disponibilização de mais de uma centena de profissionais de saúde.
O Sesi-RS realizou ações de apoio emergenciais à população atingida pelo desastre climático desde o dia 1º de maio. Onze unidades foram disponibilizadas para apoio ao enfrentamento às enchentes, com o acolhimento de cerca de 2,6 mil pessoas.
UBS Canoas
Esta semana, ocorre a reinauguração da Unidade Básica de Saúde Cerne (rua Eng.Kindler, 1460), em Canoas, fortemente afetada pelas enchentes e cuja infraestrutura foi recuperada com apoio do Sesi-RS (incluindo o espaço e os equipamentos). A cerimônia ocorre na quarta-feira (21), às 15h, com a presença do presidente da FIERGS, Claudio Bier.