O grupo recebeu o especialista em mercados internacionais da VSV Euroglobal Ernani Augusto Ferreira Vidor, que apresentou o workshop “O mercado europeu de alimentos e bebidas: oportunidades para o Brasil”. Vidor trouxe o panorama de negócios com a Europa, principalmente com as cinco maiores economias do continente (Alemanha, França, Itália, Espanha e Países Baixos) e pontuou quais são os itens mais importados por esses países oferecidos pelo Brasil. Além disso, o especialista destacou a estratégia Farm to Fork (Da Fazenda ao Garfo, em tradução livre), muito usada pelos europeus desde 2020, que reúne um conjunto de metas e ações de estímulos a padrões sustentáveis na cadeia agroalimentar: plantio, colheita, criação de animais, transporte, comercialização, consumo. “As empresas têm que ser sustentáveis, ecologicamente corretas e prezar pelo bem-estar humano. Há uma crescente mundial no consumo de produtos naturais e de ingredientes mais saudáveis, principalmente após a pandemia. Mesmo com a rotina quase que normalizada, a tendência se manteve forte”, destacou o especialista.
Outra tendência são os alimentos Free From, que são “livres de” ingredientes como glúten, açúcar, lactose e geneticamente modificados (OGM). Segundo Vidor, a previsão de um crescimento de 8,7% por ano pela procura desses alimentos. Um dos motivos é o número grande de consumidores com a doença celíaca na Europa, abrindo oportunidades para o mercado de produtos sem glúten.
Até a próxima quarta-feira, a Missão Comercial Sial Paris 2022 promoverá visitas guiadas na Sial Paris e em mercados referência na França, além de rodadas de negócios entre os empresários brasileiros e compradores internacionais.
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