Reunião ocorreu no estande da CMPC, na Expointer
Foto: Dudu Leal
Atuamos a favor da indústria gaúcha estimulando a cooperação entre empresas, ampliando a oferta de produtos e serviços e apoiando o desenvolvimento de novos mercados e sua internacionalização. Juntamente com o SESI, SENAI e IEL, apresentamos soluções que aumentam a competitividade da nossa indústria.
Com o objetivo de ampliar oportunidades de negócios para fornecedores gaúchos, o Sistema FIERGS participou, nesta terça-feira (2), de uma reunião com representantes do governo do estado e diretores da CMPC, multinacional chilena responsável por um investimento de R$ 27 bilhões na Barra do Ribeiro. O encontro, realizado durante a 48ª Expointer, integrou a agenda do programa Conexão Indústria RS, que visa promover o desenvolvimento e o adensamento das cadeias produtivas no estado.
Durante a reunião, foi planejado um evento na fábrica da CMPC, em Guaíba, reunindo potenciais fornecedores interessados em conhecer de perto as demandas da companhia. A iniciativa busca criar conexões estratégicas entre a indústria gaúcha e a multinacional, fortalecendo a economia regional e gerando novas oportunidades de emprego e renda. A FIERGS atuará capacitando os fornecedores por meio do Senai-RS, garantindo que estejam preparados para atender aos requisitos do projeto.
“Nosso objetivo é mobilizar fornecedores locais para que participem de forma ativa desse grande projeto, garantindo que parte significativa do investimento permaneça no Rio Grande do Sul”, disse o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier.
Para o titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, “essa parceria é um exemplo de como o setor público pode atuar como catalisador de oportunidades, conectando grandes empresas a fornecedores locais, promovendo inovação e competitividade”. O presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, falou da importância do Conexão Indústria RS: "Este programa é uma ponte estratégica entre investidores e fornecedores locais, fortalecendo nossas cadeias produtivas e ampliando oportunidades de negócios em todo o estado".
Também participaram da reunião com o o diretor-geral de celulose da CMPC Brasil, Antônio Lacerda, a diretora-executiva e de Relações Institucionais da FIERGS, Ana Paula Werlang, a diretora-geral do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta, o diretor do Sistema FIERGS, Hernane Cauduro, e o gerente de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Luciano D’Andrea.
CONEXÃO INDÚSTRIA RS
Com mais de 52 mil indústrias em operação no Estado, o Conexão Indústria RS integra o programa Empreender RS, liderado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) em parceria com a FIERGS. A iniciativa reúne ações voltadas à atração de investimentos, estímulo ao empreendedorismo, prospecção de mercados e valorização da produção local, reforçando o papel estratégico do Rio Grande do Sul como polo de negócios nacionais e internacionais.

