Diretor da FIERGS e presidente da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Bento Gonçalves, Carlos Lazzari pontuou que a cidade é privilegiada por sediar mais uma instituição de ensino do Sesi, sob gestão do Sistema FIERGS. “Crianças e jovens serão capacitados para trabalhar não apenas na cidade, mas em qualquer lugar do país ou do mundo”, avaliou o dirigente, ressaltando a excelência das instituições de ensino do Sesi.
“A gente precisava de uma escola que representasse a cultura cosmopolita de Bento. Aqui, os estudantes terão oportunidade de estudar em uma escola de primeiro mundo”, reforçou o prefeito da cidade, Diogo Siqueira.
Integrante do Sistema FIERGS, o Sesi-RS já conta com sete escolas: Pelotas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Montenegro e Gravataí (já em atividade), além de Canoas e Lajeado (que iniciam as atividades em 2025).
ENSINO MÉDIO DE REFERÊNCIA
As Escolas Sesi oferecem bolsas de até 100% para dependentes de trabalhadores da indústria. As obras em Bento Gonçalves incluem ginásio de esportes, fablearn – espaço para desenvolver a criatividade com uso de tecnologias por meio de projetos mão na massa –, biblioteca, laboratórios e estrutura para o Contraturno Tecnológico, que atende a crianças e adolescentes de seis a 14 anos no turno inverso à escola.
O projeto educacional do Sesi para estudantes do Ensino Médio tem como diferenciais a jornada de tempo integral, a centralidade na pesquisa como impulsionadora das aprendizagens, as salas de aula temáticas e a atuação dos professores como mentores, em apoio aos estudantes na busca de respostas para cada desafio. A exemplo de outras escolas, na de Bento inicialmente serão abertas vagas para 120 alunos do primeiro ano do Ensino Médio e assim, sucessivamente, para os próximos anos escolares.
Cada turma é composta por até 30 alunos e as salas são organizadas física e pedagogicamente pela disposição em grupos, de modo que o trabalho coletivo – um dos princípios da Escola Sesi e da indústria 4.0 – seja propulsor da aprendizagem. O acesso à tecnologia, incluindo a robótica como ferramenta de aprendizado, também é um incentivo pedagógico importante. O modelo educacional foi inspirado em experiências internacionais e é reconhecido em todo o país pelo caráter inovador.