Tigre integra missão à Índia em busca de parcerias

O comércio entre Brasil e Índia atingiu US$ 3,1 bilhões em 2007, com déficit de US$ 1,2 bilhão para o Brasil. Com um crescimento da economia de 8,7% em 2007, este país asiático comprou da indústria do Rio Grande do Sul US$ 95,2 milhões no ano passado. Em 2008, somente nos dois primeiros meses, as exportações do Estado para os indianos, puxadas por óleo de soja e trigo, chegaram a US$ 57,8 milhões, um incremento de 1.392% em comparação ao mesmo período de 2007. Atenta a um mercado em expansão, uma missão oficial brasileira esteve na Índia acertando parcerias e participando de seminários com empresários locais. O presidente da FIERGS e do Conselho de Integração Internacional da CNI, Paulo Tigre, participou da comitiva, liderada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

No encontro em Nova Deli, ficou acertada a consolidação de uma secretaria executiva binacional, a ser implantada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e por sua congênere indiana, a CII. Até 2010, o objetivo é elevar para US$ 10 bilhões a corrente de comércio entre Brasil e Índia.

A pauta exportadora brasileira revela um elevado nível de concentração nos três principais produtos exportados para a Índia em 2007: óleo de soja bruto (24,85%), minério de cobre (21,6%) e semimanufaturados de ferro ou aço (5,7%). Com relação à indústria gaúcha, Alimentos e Bebidas (com participação de 45,3%), Química (20,8%), Couros, Artefatos e Calçados (6,5%) e Material de Transporte (5,7%) foram os principais setores que venderam para a Índia no ano passado. Em contrapartida, o Estado adquiriu US$ 48,6 milhões da Índia, especialmente Produtos Químicos (32%), Máquinas e Equipamentos (25,7%)e Material de Transporte (13,8%).

Publicado sexta-feira, 28 de Março de 2008 - 0h00