Workshop apresenta oportunidades em nanotecnologia

Não é preciso ter o conhecimento técnico de nanotecnologia, mas saber como aplicá-la. Este foi o conselho do empresário Evandro Wolfart, da Dublauto Tecidos, que já tem 15 produtos com nanotecnologia aplicada e vários projetos em andamento. “Para inovar basta ser criativo, há uma estrutura grande que está à disposição com o Senai e as universidades”, disse ele. Wolfart  apresentou o case da sua empresa no  2° Workshop de Nanotecnologia para a Indústria: aplicação em produtos Industriais, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), por meio do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec), juntamente com o Centro de Nanociência e Nanotecnologia da Ufrgs, no Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros, em São Leopoldo. O empresário ressaltou ainda que este ano o produto elaborado por meio de edital do Senai (aplicação de óleos essenciais nano e micro encapsulados impregnados em tecidos que resulte em propriedades fitoterápicos) foi vendido este ano para ser colocado nos calçados da polícia de São Paulo. “Estamos lançando pelo menos um produto por ano”, observou.

Nanotecnologia

Crédito foto: Neitor Correia

A diretora do Centro de Nanociência e Nanotecnologia da Ufrgs (Cnano), Naira Maria Balzaretti, afirmou que há um grande potencial no Rio Grande do Sul. “Há uma infraestrutura grande e se trabalha nas universidades há muitos anos com nanociência”, disse ela, afirmando que é necessário que haja uma interação mais intensa entre a academia e as empresas. “O Senai é um agente importante desta aproximação”, disse ela. Este, aliás, é o principal objetivo do evento, conforme o vice-coordenador do Citec, Carlos Martini: aproximar o Senai, as universidades e as empresas. “A nanotecnologia tem um mercado gigante e muitas oportunidades, mas necessita de laboratórios equipados e pessoal bem qualificado. Buscamos trazer um pouco do conceito e aplicações práticas para as empresas”, destacou. O diretor-regional do Senai, Carlos Trein, ressaltou que o Senai conta com infraestrutura, além de oportunidades de fomento via editais e tendo duas unidades como agentes Embrapii.

O evento contou ainda com palestra do professor do Cnano-Ufrgs, João Alziro Jornada, que falou sobre conceitos, aplicações e tendências da nanotecnologia, do pesquisador da área de Materiais Compósitos do Instituto Mackenzie de Pesquisa em Grafeno e Nanotecnologias, Hélio Ribeiro. O representante da  Embrapii, Marcos Simonetti , apresentou oportunidades de fomento a projetos.

Publicado sexta-feira, 22 de Novembro de 2019 - 14h14