Você está aqui

Atividade da indústria gaúcha avança 1,8% e não recupera perdas

O Índice de Desempenho Industrial do RS (IDI-RS) registrou um crescimento de 1,8% em setembro, na comparação com agosto, sem os efeitos sazonais. O resultado recebeu grande influência do segmento de Tabaco, que em decorrência da desvalorização cambial concentrou as exportações no período e aumentou as vendas em 140%. "Portanto, trata-se de um comportamento isolado no mês e pouco altera a conjuntura desfavorável enfrentada pelo setor no acumulado do ano, que soma desempenho zero", explicou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, na segunda-feira (7), lembrando que o IDI-RS continua no mesmo nível de março de 2010.

Em setembro, os indicadores pesquisados apresentaram resultados contraditórios. Em relação a agosto, a expansão da atividade industrial refletiu o aumento do Faturamento (5,8%), das Compras de Matérias-Primas (3,2%) e da Massa Salarial (1,7%). Por outro lado, caíram o Emprego (-0,1%), as Horas Trabalhadas na Produção (-0,5%) e a Utilização da Capacidade Instalada (-2,1%). "Esse movimento oscilatório faz parte da trajetória típica de ciclos de desaquecimento e apenas recompõe parte de perdas anteriores", disse Müller.

No acumulado do ano, o desempenho ficou praticamente zerado (-0,1%), ante os primeiros nove meses de 2010. Os piores resultados setoriais vieram de Tabaco (-10%), Máquinas e Material Elétrico (-9%), Têxteis (-6%) e Máquinas e Equipamentos (-4,2%). Os maiores avanços foram verificados em Material Eletrônico e de Comunicação (20,3%), Veículos Automotores (12,7%) e Químicos e Refino de Petróleo e Álcool (2,1%).

Publicado segunda-feira, 7 de Novembro de 2011 - 0h00