Você está aqui

Atividade industrial gaúcha cresce em julho

Após três quedas consecutivas, a atividade da indústria gaúcha voltou a crescer na passagem de junho para julho. O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS), elaborado pela FIERGS, apresentou elevação de 3,4%, com os ajustes sazonais. "Esse movimento é em boa parte influenciado por uma base de comparação deprimida, por conta de cinco retrações nos últimos sete meses, deixando a incerteza de que se trata da esperada retomada ou apenas mais um movimento oscilatório que caracteriza o setor há mais de dois anos", disse o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Heitor José Müller, nessa terça-feira (4), destacando que a redução dos estoques também influenciou o resultado positivo.

Na base de comparação, com exceção da massa salarial, que caiu 0,4%, todas as demais variáveis que compõem o IDI-RS mostraram evolução. O faturamento real registrou forte crescimento, de 8,1%, com ajuste sazonal, recuperando parcialmente as perdas anteriores; as compras industriais aumentaram ainda mais (8,8%), enquanto o nível de emprego ficou estável. As expansões das horas trabalhadas na produção (-0,6%) e da utilização da capacidade instalada (1,7%), ainda que em menor intensidade, também avançaram.

Em relação a julho do ano passado, a atividade industrial apresenta uma elevação de 2%. Nesse período, o comportamento dos componentes do índice não foi uniforme. O faturamento (6,1%), as compras (5,5%) e a massa salarial (3,5%) avançaram, enquanto as horas trabalhadas na produção (-1,2%) e a utilização da capacidade (0,6%) instalada seguiram em desaceleração, embora em intensidade inferior à apresentada nos meses anteriores. O emprego, por sua vez, aumentou o ritmo de queda: -2,5%. Os setores industriais que se destacaram positivamente foram Químicos e Refino de Petróleo (9,7%), Produtos de Metal (6,6%) e Móveis e Indústrias Diversas (6%). Já na direção inversa estiveram Vestuário e Acessórios (-11,3%), produtos Têxteis (-9,8%) e Metalurgia Básica (-11,1%).

Publicado Terça-feira, 4 de Setembro de 2012 - 0h00