Aumenta o nível de confiança do empresário gaúcho

O setor produtivo gaúcho começa a virada do ano demonstrando maior otimismo. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS), divulgado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) nesta segunda-feira (23), subiu de 50,5 para 51,7 pontos entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017. É o maior nível de confiança para o mês nos últimos três anos. “O resultado confirma que a confiança da indústria no Estado passa por um processo de acomodação, embora ainda em um nível baixo, um pouco acima dos 50 pontos”, diz o presidente da FIERGS, Heitor José Müller.

No entanto, em janeiro os empresários gaúchos percebem piora na situação dos negócios em comparação com os últimos seis meses. Isso é revelado pelo Índice de Condições Atuais, que recuou 0,6 ponto na margem e começou 2017 com 45 pontos. Em janeiro de 2016, porém, a situação era ainda pior, e o índice estava em 30. Os índices da economia brasileira e das empresas pouco mudaram, caindo, respectivamente, de 41,6 para 41,2 pontos e de 47,6 para 47 na passagem de dezembro de 2016 para janeiro de 2017. “Embora seja comum para o começo do ano, a maior confiança reflete a percepção dos empresários gaúchos de que há uma política econômica mais eficiente, que pode levar à melhora do quadro fiscal e à redução da inflação e dos juros, além de um empenho do governo para encaminhar as reformas estruturais”, comenta Müller.

Segundo o presidente da FIERGS, as condições atuais mostram que as dificuldades persistem, mas as expectativas positivas sustentam o cenário prospectivo de estabilização da atividade industrial, seguida por um gradual processo de retomada nos próximos meses. É o que detectam os resultados apontados para o período: o indicador de expectativas passou de 53,1 pontos em dezembro para 55 em janeiro. A indústria gaúcha não exibia otimismo em um início de ano desde 2014 (54,7 pontos). O índice foi puxado, principalmente, pelo item relativo à própria empresa, que passou de 56,4 para 58,1 pontos. No mesmo sentido, a expectativa com a economia brasileira teve uma expansão de dois pontos: de 46,8 para 48,8 no mesmo período. Todavia, ainda ficou no campo negativo.

O ICEI-RS é elaborado mensalmente pela FIERGS. São consultadas empresas de todo o Estado. O levantamento varia em uma escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 denotam maior otimismo e quanto mais abaixo, pessimismo.

Publicado segunda-feira, 23 de Janeiro de 2017 - 15h15