Aumenta ociosidade do parque industrial gaúcho

A Sondagem Industrial RS de maio mostra o setor em desaceleração. Com a produtividade em queda e o excesso de estoques acumulados, as indústrias tiveram que reduzir a utilização da capacidade instalada (41 pontos) pelo terceiro mês consecutivo. A última vez que as linhas de produção funcionaram dentro da normalidade foi em abril de 2013 e acima, em março de 2011. "A atividade do setor passa por um processo intenso de retração, expresso tanto nos recuos da produção e do emprego, como na formação estoques excessivos. A ociosidade elevada que a pesquisa verifica na indústria é consequência desse processo", avaliou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller.

Em torno de 40% das empresas operaram abaixo do usual em maio, cujo nível médio de funcionamento do parque industrial foi de 73%. A produção recuou pela segunda vez (47,8 pontos) e os estoques de produtos finais ficaram acima do planejado (54,4 pontos), sendo que este último indicador teve uma piora de 2,9 pontos ante abril. O emprego também caiu (1,5 ponto) em relação ao mês anterior e somou 48,4 pontos.

Já as expectativas dos empresários para os próximos seis meses ficaram entre neutras e pessimistas. No primeiro caso, a demanda obteve 50,6 pontos, significando que 28,3% acreditam na expansão e 25,9%, na queda. Para os demais, as dificuldades existentes continuarão iguais. Também saíram da linha negativa as projeções para as exportações (51,9 pontos). As avaliações negativas para o futuro foram registradas no emprego (47,6 pontos) e nas compras de matérias-primas (49,1 pontos).

Realizado mensalmente pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, (FIERGS), o levantamento varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 pontos significa maior otimismo e abaixo indica pessimismo. Apenas a variável de estoques em comparação ao planejado é avaliada como negativa acima dos 50 pontos.

Publicado Terça-feira, 1 de Julho de 2014 - 0h00