Austrália identifica oportunidades de negócios com o RS

Com o objetivo de alavancar parcerias, identificar novas oportunidades de negócios e investimentos, além de trabalho em pesquisa e desenvolvimento com empresas gaúchas, o Comissário Sênior de Negócios e Cônsul-Geral da Austrália em São Paulo, Greg Wallis, esteve nesta terça-feira (21) na FIERGS. Recebido pelo diretor do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS), Aderbal Lima, Wallis destacou a localização de seu país, na Oceania, como um facilitador para o acesso ao mercado asiático. “Há uma maior similaridade da Austrália com o Rio Grande do Sul do que com outros estados brasileiros”, disse.

Ele lembrou ainda que o país é bastante aberto para negócios e vem de 26 anos consecutivos de crescimento econômico. Citou o agronegócio como uma das principais áreas de interesse, além da mineração e parcerias em educação entre universidades e institutos de pesquisa. Já Aderbal Lima sugeriu também um aumento no intercâmbio entre profissionais brasileiros e australianos de diferentes segmentos.

A corrente de comércio entre Austrália e Brasil teve uma queda de 14% no ano passado, na comparação com 2015. Em relação ao Rio Grande do Sul o tombo foi menor, de 5,62%. O Estado exportou US$ 45 milhões para os australianos e importou US$ 38 milhões. Atualmente, 70 empresas do país estão instaladas no Brasil.

Publicado sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2017 - 11h11