Britânicos buscam parcerias gaúchas no setor de óleo e gás

Liderado pela NOF Energy, organização que representa companhias de petróleo e gás do Reino Unido, um grupo de empresas britânicas esteve nesta quinta-feira na sede da FIERGS. A reunião com indústrias, entidades gaúchas e representantes do governo do Estado foi realizada como resultado da missão empresarial do Rio Grande do Sul à Europa, no ano passado, quando a FIERGS e a NOF assinaram um Memorando de Entendimento.

O coordenador do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore (CCPGE) da FIERGS, Oscar de Azevedo, apresentou aos britânicos as possibilidades de negócios voltados à area no Rio Grande do Sul, especialmente devido ao plano de investimento de US$ 224 bilhões da Petrobras, entre 2010 e 2014 no País. Destacou a longa tradição da indústria gaúcha, além do fato de o Estado ser o segundo do País em participação industrial (10,2%), atrás apenas de São Paulo. Azevedo ressaltou também a qualificação e o alto nível educacional dos trabalhadores como fatores a serem considerados pelos britânicos no momento de definirem seus investimentos.

O presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Marcus Coester, mostrou às companhias do Reino Unido toda a infraestrutura disponível para companhias que aqui desejarem se instalar, formada por uma ampla malha hidroviária, um parque industrial diversificado e universidades e parques tecnológicos qualificados, além de dados econômicos e sociais positivos.

A gerente de Eventos da NOF, Caroline Lofthouse, disse que a entidade, com 23 anos de atuação, é integrada por 400 associados e dá suporte a negócios internacionais e promoção global, além de oferecer soluções em tecnologia. A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee-RS) também apresentaram o trabalho que desenvolvem junto à indústria nacional.

Depois do encontro na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, os britânicos seguiram para a Serra, onde mantiveram um encontro no Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs), realizaram visitas a empresas e contatos para futuras parcerias.

Publicado quinta-feira, 16 de Junho de 2011 - 0h00