Você está aqui

Cai confiança dos industriais gaúchos

Mesmo assim, tendência ainda é otimista

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS), medido pela FIERGS, registrou 56 pontos em abril, quatro a menos que a última pesquisa realizada em janeiro de 2007. O ICEI-RS varia de 0 a 100, baseado nas respostas dos empresários participantes, sendo que valores abaixo de 50 indicam pessimismo e, acima disso, apontam confiança. A pesquisa visa ser um indicador de antecedência e o principal objetivo se refere à previsão do nível de atividade da economia. Na comparação com a última pesquisa, o resultado se deve, principalmente, à piora nas expectativas dos industriais com relação aos próximos seis meses, que diminuiu de 65 para 59. As avaliações sobre as condições atuais, cujo indicador atingiu 51 pontos, sugere a manutenção do cenário existente no início do ano.

A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (10) pelo presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Paulo Tigre. "Apesar da queda, o índice ainda mostra confiança, sugerindo um crescimento da atividade industrial nos próximos meses", avalia Tigre, lembrando que "é uma retomada da atividade, já que as perdas dos últimos anos ainda estão longe da recuperação", afirma. Ele explica que a ascensão ocorre pela baixa base de comparação do ano passado.

Na Sondagem Industrial, a percepção dos industriais é de aumento da demanda nos próximos seis meses (57 pontos) devido, principalmente, à melhora do mercado interno. Os industriais esperam ainda que o emprego tenha um pequeno crescimento (52).

Na opinião dos industriais gaúchos sobre o momento atual, a produção e o emprego se mantiveram estáveis e houve queda do faturamento no primeiro trimestre com relação aos três últimos meses do ano passado. O faturamento, porém, pode ser explicado pela sazonalidade. Os principais problemas enfrentados pelos empresários no primeiro trimestre foram carga tributária, câmbio e concorrência de mercado.

Publicado quinta-feira, 10 de Maio de 2007 - 0h00