Você está aqui

Carmina Burana é a próxima atração do Sesi Arte Cultura

Após o sucesso dos Clássicos do Rock, o Sesi Arte e Cultura promove dia 27 de setembro a cantata Carmina Burana. Cerca de 130 pessoas estarão no palco do Teatro do Sesi, a partir das 19h, com dois pianos, grupo de percussão, coro adulto, coro infantil, soprano, tenor, barítono, e um grupo de bailarinos, liderados pelo maestro Manfredo Schmiedt, com direção cênica de Victoria Milanez e coordenação geral da pianista Olinda Allessandrini. O tema central da ópera é a Roda da Fortuna, no sentido da dualidade Sorte-Azar, e das mudanças que se tem ao longo da vida.

A primeira parte da Cantata é a Primavera, que na Europa é muito mais forte e presente: a neve derrete e as folhas verdes começam a renascer, o sol aquece a terra, e a vida ao ar livre torna-se possível novamente. A segunda é o Amor, desde os primeiros olhares até a escolha do namorado ideal. A terceira é a Taberna, as atrações ao vício, representadas pela bebida e pelo jogo. Também é abordado o questionamento do jovem em relação à autoridade, na época medieval representada pelos abades. A Roda da Fortuna encerra o espetáculo.

A coordenadora geral Olinda Allessandrini explica que Carmina Burana é uma coletânea de canções populares medievais. Conforme ela, os poemas foram escritos por volta de 1300, contendo letra e música dos dois séculos anteriores, e descobertos por volta de 1803, em um pergaminho contendo em torno de 200 canções, na biblioteca do Mosteiro de Benediktbeuren, na Baviera (Alemanha). Em 1847 veio a público a primeira edição. "Os textos foram escritos em latim medieval, em alemão da alta Idade Média e em francês arcaico. Poemas criados por estudantes e professores, boêmios e idealistas, os chamados "goliardos", alternavam-se com poemas escritos por monges e viajantes", conta Olinda, destacando que Carl Orff selecionou várias das canções, que elaborou como cantata profana, "resgatando assim esta preciosa herança dos primitivos trovadores".

Os ingressos começam a ser vendidos em 18 de setembro na Livraria Porto do Shopping Iguatemi e na Sesi Farmácia - Centro ( Rua Uruguai,19/25). No dia do espetáculo, a partir das 15h, podem ser comprados na Bilheteria do Teatro.

Publicado quinta-feira, 3 de Setembro de 2009 - 0h00