Cientista político diz que Copa do Mundo deve definir cenário brasileiro

Os acontecimentos durante a Copa do Mundo vão definir o cenário político, conforme o cientista político e diretor da Pauta Política, Carlos Alberto Furtado de Melo, palestrante do 5º Meeting de Economia, promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Conselho de Economia e Assuntos Estratégicos e do IEL-RS. Melo afirmou que os acontecimentos até meados da Copa poderão modificar as atuais pesquisas eleitorais. "São os resultados políticos e não futebolísticos que vão determinar o futuro político do País", afirmou. Melo lembrou que há um esgotamento da política nacional devido principalmente às relações entre os partidos que compõem o governo. "Além disso temos uma grande falta de líderes na política", destacou.

O economista e consultor Mansueto de Almeida Jr falou que o Brasil não pode mais depender do resto do mundo para crescer. "Dependemos, a partir de agora, das decisões que serão tomadas aqui", ressaltou. Mansueto disse que a indústria vem perdendo participação no PIB, assim como na pauta de exportação brasileira. "São perdas conjunturais e que deixam um futuro incerto", comentou.

Ele enfatizou que o problema da indústria brasileira é o custo, já que a mão de obra é cara e a carga tributária alta. "Não há problema de demanda, já que estamos importando produtos para suprir o mercado, o grande obstáculo é o custo da produção", sentenciou. "Há fatores estruturais que aumentam este problema, como a baixa produtividade", disse ele, "que é fruto dos aumentos salariais e também da falta de mão de obra". Conforme ele, "é preciso retomar os ciclos de reformas e aumentar os investimentos externos".

O coordenador do Conselho de Economia e Assuntos Estratégicos, Humberto Busnello, enfatizou a importância do evento para apresentar os cenários e alternativas aos industriais. "Desta forma estamos mais munidos para enfrentar os desafios que se apresentam", disse. O debate, ao fim das palestras, foi mediado pelo industrial André Gerdau Johannpeter.

Publicado sexta-feira, 6 de Junho de 2014 - 0h00