CIERGS lança Câmara de Arbitragem, Mediação e Conciliação

Será lançada nesta segunda-feira (28) uma ferramenta do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS) para melhorar ainda mais o ambiente de negócios e atrair investimentos para o Estado. Trata-se da Câmara de Arbitragem, Mediação e Conciliação (Camers) da entidade, uma via alternativa para buscar soluções extrajudiciais de conflitos, que começará a operar na noite de hoje por meio do site www.camers.org.br. O início das atividades ocorre no primeiro dia da Semana da Conciliação, promovida em todo o País pelo Conselho Nacional de Justiça, até o dia 2 de dezembro.

O objetivo da iniciativa é fortalecer entre os industriais gaúchos a cultura de novas formas de solução de conflitos, além de dinamizar as relações empresariais e facilitar operações que envolvam contratos entre empresas nacionais e internacionais. Nos países desenvolvidos os índices de conciliação na resolução de questões judiciais são superiores a 70%. Entre as vantagens do uso desses mecanismos está maior velocidade em comparação à Justiça comum, sentenças com a mesma força e validade de decisões judiciais, procedimento sigiloso e seguro, melhor custo-benefício, além de flexibilidade − as partes podem eleger a língua, o local e a legislação do procedimento em casos internacionais.

A Câmara do CIERGS terá a função de administrar procedimentos de arbitragem e mediação a partir de indicação e solicitação dos interessados, ficará responsável pela comunicação entre as partes, pelos árbitros e mediadores, correspondências, documentos e providências necessárias para uma rápida solução da disputa.

A Camers será presidida pelo advogado Luciano Benetti Timm, com pós-doutorado na Universidade da Califórnia, nas áreas de Direito Internacional e Direito Comparado, e presidente do Comitê de Legislação da Amcham/RS, diretor do Comitê Brasileiro de Arbitragem e diretor do Instituto de Direito e Economia do Estado do Rio Grande do Sul. O lançamento acontece nesta segunda-feira (28), às 19h30min, na sede da FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787).

Publicado segunda-feira, 28 de Novembro de 2011 - 0h00