CNI mostra na Espanha o programa Educação para a Nova Indústria

Presidente da FIERGS, Paulo Tigre, representa a CNI em encontro promovido pela Organização das Nações Unidas, em Sevilha

Lideranças empresariais e políticas da América Latina e do Caribe estão reunidas em Sevilha, na Espanha, para debater a importância da aliança público-privado e as alternativas para a inovação e o desenvolvimento do setor exportador. O segmento fabril brasileiro está representado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), através do presidente da FIERGS, Paulo Tigre. O encontro, promovido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), da Organização das Nações Unidas, acontece até esta sexta-feira (14).

Paulo Tigre abordou nesta quinta-feira (13) no seminário "Aliança Público-Privada para a Inovação e Desenvolvimento Exportador" o papel das entidades empresariais para promover a inovação por meio da educação e da qualificação profissional. "Educação é a base da tecnologia", diz. O industrial destacou que o País enfrenta o desafio de formar quadros técnicos especializados em áreas tecnológicas e de negócios. Segundo ele, o Brasil convive hoje com uma taxa de desemprego em torno de 10%, enquanto alguns setores encontram dificuldades para contratar trabalhadores.

"Entre as iniciativas recentes da CNI para reverter a situação está o lançamento do programa Educação para a Nova Indústria. A ação terá investimentos de R$ 10,45 bilhões nos níveis básico e profissional para 16,2 milhões de brasileiros", afirma Paulo Tigre. Os recursos serão aplicados de 2007 até 2010 na ampliação e modernização da rede de escolas e laboratórios, no treinamento dos professores e na revisão dos conteúdos dos cursos do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Tigre lembrou que o Programa integra o Mapa Estratégico da Indústria 2007-2015, promovido pela CNI com a participação da sociedade brasileira. "A educação é um dos pilares do Mapa Estratégico, pois está entre as principais bases para a elevação da produtividade", argumenta Tigre.

O presidente da FIERGS também compartilhou as experiências do Rio Grande do Sul para estimular a inovação no setor industrial. Entre os exemplos que destacou estão os programas de educação básica, de nível técnico e formação superior do Senai-RS, que receberam 154 mil matrículas no ano passado. No mesmo período, a entidade prestou mais de 14 mil serviços tecnológicos para as indústrias. Através do ensino voltado para o desenvolvimento de competências, os conteúdos são projetados para atender as demandas do mercado. Resultado: 84% dos alunos dos cursos técnicos de nível médio são contratados após conclui-lo.

Publicado quinta-feira, 13 de Setembro de 2007 - 0h00