Você está aqui

Começa a Olimpíada Nacional do Conhecimento e a World Skills Americas 2010

Agora é pra valer. Começou na manhã de hoje a Olimpíada Nacional do Conhecimento e a World Skills Americas 2010, a maior competição de ensino profissionalizante da América Latina. A delegação gaúcha conta com 47 competidores, que vão participar de 41 das 46 ocupações da disputa.

Desde ontem, os dias tem começado cedo para os jovens do Rio Grande do Sul. Por volta das cinco horas da manhã é feito o despertar coletivo no hotel da delegação no bairro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. E não se trata de capricho. Só o deslocamento até o Riocentro, na Zona Oeste da capital carioca, leva mais de uma hora. E apesar de terem chegado ao hotel por volta das 22 horas de ontem, depois de um dia de ambientação, em que conheceram o espaço de trabalho e os aparelhos que vão ser usados para a execução das tarefas, ninguém demonstrava estar com sono agora pela manhã.

Um dos mais motivados era Cristiano Felipe dos Santos, de 18 anos, natural de Passo do Sobrado, na região Central do Estado, e que compete em Robótica Industrial. Madrugar é um habito que ele cultiva desde os tempos em que ajudava a mãe e os padrinhos nas lavouras de tabaco. "Isto aqui tudo é um sonho. Até o ano passado, jamais imaginava que um dia estaria numa competição destas e muito menos no Rio de Janeiro", diz ele empolgado.

Enquanto isto, no trajeto do ônibus, o competidor Carlos Eduardo Ramos Bastos, também de 18 anos, de Santa Maria, revisava os conteúdos de mecânica diesel. Em 2008, ele foi um dos milhares de alunos do Senai-RS que visitou a Olimpiada Nacional do Conhecimento em Porto Alegre. Achou tudo fascinante. Agora, faz parte do show e está confiante num bom resultado. "As provas estão dentro do que eu esperava. A eletrônica, que exige muito raciocínio lógico é a que mais me preocupa. Mas é no ultimo dia, o que me deixa mais tranqüilo", comenta.

Publicado quarta-feira, 10 de Março de 2010 - 0h00