AV. ASSIS BRASIL, 8787, SARANDI, PORTO ALEGRE-RS | CENTRAL DE ATENDIMENTO 0800 51 8555

Comitiva chinesa conhece potencial gaúcho

Relações Internacionais

Encontro debateu oportunidades de negócios

As oportunidades comerciais entre o Rio Grande do Sul e a China foram debatidas na FIERGS, durante a quarta-feira (20). Industriais gaúchos receberam uma delegação com 18 chineses, composta por representantes da Associação de Tratamento Térmico, do governo e da Universidade de Shangai, além de lideranças empresariais.

Empresas gaúchas do setor automotivo, que utilizam o processo de tratamento térmico, participaram do encontro. A presença da Associação chinesa abriu espaço para futuras negociações, envolvendo a identificação de fornecedores. Após a reunião, a delegação conheceu a estrutura da entidade.

O país asiático representa o terceiro principal destino das exportações do Estado, somando US$ 1,47 bilhão. Os principais produtos são: soja em grão, fumo, calçado e couro, produtos químicos e papel e celulose. As importações, que incluem máquinas, eletroeletrônicos, transportes e componentes, produtos químicos e têxteis, somam US$ 423,3 milhões, colocando a China como o sétimo principal fornecedor do Rio Grande do Sul.

A iniciativa foi coordenada pelo Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex) e pela Gerência de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Gerex) da FIERGS.