Competitividade brasileira será debatida no Encontro Nacional da Indústria

De que forma a indústria e o governo devem atuar para impulsionar a competitividade das empresas, estimular o crescimento econômico e elevar a renda dos brasileiros? Essas e outras questões estarão em pauta durante o 5º Encontro Nacional da Indústria (Enai), evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que ocorre nos dias 1º e 2 de dezembro, em São Paulo. O tema desta edição será A Indústria pela Competitividade na Economia Brasileira. A comitiva do Rio Grande do Sul, liderada pelo presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre, contará com 63 participantes, entre representantes de sindicatos, industriais e diretores da FIERGS/CIERGS.

O Enai reunirá cerca de dois mil líderes empresariais, que consolidarão as propostas da indústria para a agenda nacional nos próximos quatro anos. As recomendações têm como objetivo aumentar a competitividade do País e serão apresentadas ao governo e à sociedade. Os debates terão como base o documento "A Indústria e o Brasil − uma Agenda para Crescer Mais e Melhor" elaborado pela CNI, que aponta, entre outros aspectos, que a carga tributária brasileira equivale a 35,8% do PIB, índice que supera o dos principais competidores internacionais. Na Índia, por exemplo, a carga tributária representa 18%.

O presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre, coordenará a mesa "A agenda de comércio exterior e de investimentos", que terá como debatedores o diretor titular do Departamento de Relações Institucionais e Comércio Exterior da Fiesp, Roberto Giannetti da Fonseca, presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira, presidente do grupo Arezzo, Anderson Birman, a superintendente da Área de Comércio Exterior do BNDES, Luciene Ferreira Monteiro Machado, o e deputado federal Luiz Carlos Hauly.

Outro painel destacará os investimentos em infraestrutura. Na avaliação da CNI, as obras previstas para a exploração do pré-sal, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 colocam o Brasil diante de uma oportunidade importante de ampliar e modernizar aeroportos, estradas e portos. O documento "A Indústria e o Brasil" também mostra que o País investe somente 2% do PIB em infraestrutura − um terço da China e do Chile e metade do aplicado pela Índia.

O Enai também debaterá os seguintes temas: Desafios da empresa brasileira na competição global; Macroeconomia do crescimento: gastos públicos, tributação, financiamento e câmbio; Como estimular o empreendedorismo e fortalecer as pequenas empresas; Educação profissional e competitividade industrial; Inovação: alvo de competitividade da indústria; O meio ambiente e a competitividade; Competitividade do Brasil na economia global; e As relações do trabalho no Brasil.

Publicado sexta-feira, 26 de Novembro de 2010 - 0h00