Confiança da indústria gaúcha recua pelo terceiro mês

O Índice de Confiança do Empresário Industrial no Rio Grande do Sul (ICEI-RS) caiu pelo terceiro mês seguido e registrou 50,1 pontos em fevereiro, um recuo de 1,4 ponto na comparação com janeiro. O resultado foi influenciado pelas condições atuais negativas da empresa e da economia brasileira e gaúcha (45 pontos). Elaborado mensalmente pela FIERGS, o ICEI-RS varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 denotam maior otimismo e quanto mais abaixo, pessimismo.

O panorama econômico nacional somou 37,7 pontos. Para 50,3% dos entrevistados, a situação do País piorou nos últimos seis meses e apenas 4,0% tiveram opinião contrária. Os demais afirmaram que nada mudou em relação às dificuldades. A percepção para o Rio Grande do Sul não foi muito diferente (37,5 pontos). "Há um forte sentimento de frustração com o desempenho da economia e, em particular, da indústria, que, devido a sua falta de competitividade, continua presa a uma armadilha de estagnação. Os empresários gaúchos parecem não acreditar em mudanças significativas nesse cenário", afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller.

O componente de expectativas também desacelerou na passagem de janeiro (53,7 pontos) para fevereiro (52,6 pontos), sustentando perspectivas moderadamente otimistas para o futuro das empresas (57,4 pontos), mas ainda pessimistas para as economias brasileira (43,3 pontos) e gaúcha (44,5 pontos).

Publicado Terça-feira, 25 de Fevereiro de 2014 - 0h00