Confiança do industrial com o futuro da economia é baixa

É cada vez menor o número de empresários que acredita na melhora da situação econômica nos próximos meses, segundo levantamento da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) em novembro. "Isso significa preocupação com os novos investimentos pelos industriais gaúchos", destacou o presidente da entidade, Heitor José Müller, nessa quinta-feira (24), lembrando que os negócios são afetados pela inflação ascendente e, principalmente, pelo acirramento da concorrência dos importados, além da incerteza com a dimensão dos impactos da crise internacional.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) da FIERGS somou 52,1 pontos e mostrou que, na opinião de 60% dos entrevistados, as dificuldades vão continuar nos próximos seis meses para economia brasileira, enquanto 14% acham que irá piorar. Para 26%, o cenário será melhor. "A recente desvalorização cambial e o afrouxamento da política monetária ainda não repercutem favoravelmente nas expectativas dos empresários", afirmou Müller.

Em relação às condições atuais, o indicador alcançou 46,7 pontos. Na média, os industriais apontaram uma deterioração nos itens pesquisados: empresa, economia gaúcha e brasileira. A avaliação negativa está refletindo a desaceleração das variáveis ligadas à produção no acumulado do ano: faturamento (-0,4%), compras (-2,3%) e Utilização da Capacidade Instalada (-0,1%).

Elaborado mensalmente pela FIERGS, o ICEI-RS varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima 50 pontos significa otimismo e quanto mais abaixo, pessimismo. O levantamento é baseado em questões referentes às condições atuais e às expectativas para os próximos seis meses com relação à própria empresa e à economia brasileira e do Estado.

Publicado quinta-feira, 24 de Novembro de 2011 - 0h00