Confiança do industrial gaúcho é a menor em cinco anos

O Índice de Confiança do Empresário Industrial do RS (ICEI-RS) atingiu 46,7 pontos em maio, o valor mais baixo em cinco anos, quando o setor sofria os desdobramentos da crise mundial de 2008 e iniciava um ciclo recessivo. A queda em relação a abril foi de 2,5 pontos. "O otimismo que caracteriza o empresário gaúcho está se exaurindo à medida que a economia e o setor produtivo colecionam resultados erráticos e as expectativas passam a refletir projeções de maiores dificuldades à frente", avaliou o presidente da FIERGS, Heitor José Müller. Elaborado mensalmente pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, o levantamento varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 denotam maior otimismo e quanto mais abaixo, pessimismo.

O indicador de Condições Atuais retraiu 2,0 pontos e totalizou 41,0 em maio. O sentimento de piora predomina com maior intensidade em relação à economia brasileira (34,6 pontos), que não ultrapassa a linha dos 50 pontos desde fevereiro de 2011. Para 61,2% das indústrias, a situação piorou. A percepção para o cenário no Rio Grande do Sul não foi muito diferente: 36,5 pontos. "A falta de confiança é uma trava para os investimentos e para o desempenho do setor industrial", alertou Müller.

O componente de Expectativas do ICEI-RS para os próximos seis meses desacelerou 2,7 pontos e somou 49,6 pontos, o menor valor de toda a série histórica mensal. O recuo foi sustentado pelo pessimismo com as perspectivas para as economias brasileira (41,3) e gaúcha (42,9). A proporção de empresários céticos com o cenário econômico do País chegou a 44,7%. Apenas 13,3% estão confiantes. Os demais afirmaram que nada deverá mudar nos próximos seis meses em relação às dificuldades já existentes. Esse resultado influenciou na visão sobre o desempenho futuro das empresas, que, apesar de ter permanecido no campo positivo (53,8 pontos), caiu 3,4 pontos e obteve o pior comportamento desde 2005, quando a série era trimestral.

Publicado quinta-feira, 22 de Maio de 2014 - 0h00