Você está aqui

Confiança do industrial gaúcho atinge o menor índice em nove meses

A confiança dos industriais gaúchos caiu pela terceira vez consecutiva e somou 54,8 pontos em maio, de um total de 100, atingindo o menor patamar em nove meses. O índice, medido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), recuou 0,4 ponto em comparação com abril. "Os resultados continuam sugerindo moderação da atividade do setor fabril no Estado. As avaliações negativas do cenário atual e as perspectivas futuras menos otimistas são determinadas pelos graves problemas de competitividade, pelas dificuldades para exportar e pela concorrência muito acirrada com importados no mercado interno", afirmou o presidente da FIERGS.

A percepção dos empresários sobre as condições atuais da economia e com as expectativas para os próximos seis meses foram responsáveis pela queda do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS). Para 34% dos entrevistados, ocorreu uma piora no cenário econômico brasileiro. Apenas 10,3% fizeram uma avaliação positiva. Os demais afirmaram que não houve alteração em relação às dificuldades já enfrentadas. Em relação ao Rio Grande do Sul, a avaliação da situação foi semelhante: 34,6% e 9%, respectivamente.

O Índice de Expectativas registrou 57,8 pontos, expressando otimismo. No entanto, significa o menor valor desde setembro do ano passado e a terceira queda consecutiva. O futuro da economia brasileira é visto de forma positiva por 26,3% dos entrevistados e com pessimismo, por 21,2% deles. O restante não acredita em mudanças. "A menor confiança pode levar as indústrias a adiarem seus investimentos, tornando a retomada do setor ainda mais difícil", destacou Müller.

Elaborado mensalmente pela FIERGS, o ICEI-RS varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima 50 pontos denotam maior confiança e quanto mais abaixo, pessimismo.

Publicado quinta-feira, 23 de Maio de 2013 - 0h00