Você está aqui

Confiança do industrial gaúcho avança pelo quarto mês

O Índice de Confiança do Empresário Industrial gaúcho (ICEI/RS), elaborado pela FIERGS, avançou pelo quarto mês consecutivo e somou 57,8 pontos em novembro. O valor obtido voltou a ficar acima da média histórica após 20 meses e significa que a recuperação do setor, apesar de lenta, deve continuar em relação aos negócios e à economia gaúcha e brasileira. "Este ano foi muito desafiador para o setor produtivo, a desaceleração na atividade econômica interna e externa abalou a confiança dos negócios. Porém, o pior já passou e as expectativas para 2013 são de uma retomada gradual da produção e dos investimentos", afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller.

As Condições Atuais, que compõem o ICEI-RS, superaram pela primeira vez desde abril de 2011 a linha divisória que separa as avaliações positivas das negativas. O indicador cresceu 9,2 pontos em quatro meses seguidos e atingiu 51,9 pontos, demonstrando que a situação dos negócios melhorou. A expansão em relação à outubro refletiu uma redução na proporção de empresários gaúchos que percebe a piora da economia brasileira (de 26,4% para 21,1%). Em julho esse percentual era de 52%.

Para os próximos seis meses, o indicador de Expectativas de novembro subiu para 60,7 pontos, uma alta de 1,4 ponto ante o mês anterior, retratando empresários mais otimistas. Nessa base de comparação, a parcela que está confiante com a evolução da economia brasileira aumentou de 32,1% para 34%. Já a proporção de industriais pessimistas caiu de 13,6% para 7,8%.

Elaborado mensalmente pela FIERGS, o ICEI-RS é baseado em questões sobre o momento atual e as expectativas futuras, variando numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 significa maior confiança e quanto mais abaixo, pessimismo. A amostra contou com 167 indústrias, sendo 36 pequenas, 62 médias e 69 grandes.

Publicado quinta-feira, 29 de Novembro de 2012 - 0h00