Você está aqui

Confiança do industrial gaúcho melhora em novembro

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI/RS) teve uma recuperação parcial em novembro (53 pontos), após a queda verificada no mês de outubro (51,2), retornando ao nível que vigorava em setembro. No entanto, permanecem negativas as variáveis em relação às condições atuais da economia brasileira e gaúcha. Elaborado mensalmente pela FIERGS, o ICEI-RS varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima 50 denotam maior otimismo e quanto mais abaixo, pessimismo.

O panorama econômico nacional somou 42,2 pontos. Para 32,6% dos entrevistados, a situação do País piorou nos últimos seis meses e apenas 4,7% tiveram opinião contrária. Os demais afirmaram que nada mudou em relação às dificuldades. A percepção para o Rio Grande do Sul não foi muito diferente (42,4 pontos).

Já o componente de expectativas ficou praticamente estável em novembro (55,4 pontos), sustentando perspectivas moderadamente otimistas para o futuro das empresas (58,9 pontos), mas ainda pessimistas para as economias brasileira (48,6 pontos) e gaúcha (48,3 pontos). Para os industriais, a deterioração do ambiente econômico e a incerteza na capacidade do governo em equacioná-la causa grande insegurança quanto à manutenção do ritmo da atividade, sinalizando arrefecimento no ciclo de recuperação da indústria gaúcha e pouca disposição para novos investimentos.

Publicado sexta-feira, 29 de Novembro de 2013 - 0h00