Confiança dos industriais gaúchos atinge o menor patamar

O Índice de Confiança do Empresário Industrial do RS (ICEI-RS) atingiu 42,4 pontos em julho, uma queda de 3,3 pontos em relação ao mês anterior. Com o quarto recuo consecutivo, o indicador atingiu o nível mais baixo já registrado pelo levantamento em 10 anos. Mesmo sem um fator extremo, a atual crise de confiança com a economia é compatível com as registradas em 2005, devido à forte estiagem no Estado, e em 2009, por causa de crise mundial. "A baixa confiança reforça a tendência de continuidade do ciclo recessivo nos próximos meses. Para que a otimismo seja reestabelecido, precisaremos de elementos que sinalizem para um novo processo de crescimento da economia brasileira", avaliou o presidente da FIERGS, Heitor José Müller. Elaborado mensalmente pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, o levantamento varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 denotam maior otimismo e quanto mais abaixo, pessimismo.

De acordo com o resultado do ICEI-RS, as condições recentes do setor industrial atingiram o pior nível em cinco anos ao somar 34,2 pontos, uma desaceleração de 5,7 pontos ante junho. O sentimento atual de piora predomina com maior intensidade em relação à economia brasileira (28,5 pontos). Para 76% das indústrias, a situação no País se agravou e apenas 3,4% indicaram melhora. Os demais salientaram que as dificuldades permanecem as mesmas.

A percepção para o cenário no Rio Grande do Sul não foi muito diferente: 29,3 pontos. O desempenho das empresas desabou 7 pontos e somou 37,1 pontos.

As expectativas para os próximos seis meses (46,5 pontos) também recuaram ao menor valor desde 2005. O indicador caiu 8,3 pontos em quatro meses. Tanto o cenário traçado para a conjuntura econômica nacional quanto para a regional será de dificuldades, segundo os industriais. O único indicador positivo é referente ao futuro das empresas (51,1 pontos), apesar de ter atingido o patamar mais baixo da série e ter quebrado o recorde anterior de julho de 2005.

Publicado quinta-feira, 24 de Julho de 2014 - 0h00