Confiança do empresário gaúcho estabiliza em patamar baixo

O empreendedor gaúcho continua pessimista em relação à recuperação na economia do País este ano. Em fevereiro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS), divulgado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), atingiu 38,6 pontos, 0,4 a mais na comparação com janeiro, e mostrando certa estabilidade desde dezembro de 2015. Mas esse valor revela uma situação que já dura 23 meses e indica ainda não haver perspectiva de melhora para o setor. “Enquanto os problemas políticos e, consequentemente, os econômicos, não forem solucionados, os investidores nacionais e internacionais preferem aguardar. Essa baixa confiança também atinge os consumidores, que veem as oportunidades de emprego mais escassas. A seguir desse modo, o Brasil vai ter um ano perdido e encolheremos a nossa produção”, diz o presidente da FIERGS, Heitor José Müller.

Em fevereiro, o índice de avaliação sobre as condições atuais atingiu 30,5 pontos, retratando piora na comparação com os últimos seis meses.  As condições da economia brasileira são consideradas mais difíceis, (22,2 pontos, ante 21,2 de janeiro) do que as da própria empresa (estabilizadas em 34,6 pontos). Vale destacar que, segundo a pesquisa, a proporção de respostas diagnosticando piora da situação econômica do País foi de 84,5% e da empresa, 57,1%.

Quando abordada a expectativa para o futuro, os 42,7 pontos indicados no levantamento (pouco acima dos 42,4 do mês anterior) mostram que os próximos seis meses serão nada animadores. Essa percepção deve-se, principalmente, à perspectiva muito desfavorável com a economia brasileira (31,6 pontos): apenas 5% das empresas estão otimistas, enquanto 60,7% são pessimistas. No caso do desempenho das próprias empresas, o índice de expectativa abaixo dos 50 pontos (48,3) reflete a maior parcela de pessimistas (31,1%) ante a de confiantes (23,9%).

O ICEI-RS varia em uma escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 denotam maior otimismo.

Publicado Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2016 - 14h14