Você está aqui

Consulado norte-americano vai intensificar relações comerciais entre Rio Grande do Sul e Estados Unidos

"Vamos trabalhar para estreitar cada vez mais a relação comercial entre Estados Unidos e Brasil. Estarmos presentes em grandes cidades brasileiras, como Porto Alegre, é estratégico para atingirmos esse objetivo". A afirmação é do novo cônsul-geral norte-americano em São Paulo, Dennis Hankins, durante encontro realizado na presidência da FIERGS nesta terça-feira (11). Na oportunidade, ele confirmou a instalação do consulado do País no Rio Grande do Sul para 2013.

Hankins também destacou o alto nível da colaboração entre os dois países na área tecnológica, por meio da criação de centros de tecnologia envolvendo grandes indústrias. O presidente em exercício da FIERGS na ocasião, Carlos Alexandre Geyer, reforçou a importância dessas parcerias, principalmente na capacitação de profissionais em Engenharia, especialidade na qual o Brasil e o Estado apresentam déficit. "Profissionais qualificados nessa área são fundamentais para a competitividade da economia e atração de investimentos para o País", alertou Geyer.

Os Estados Unidos são o terceiro maior destino das exportações do Rio Grande do Sul e o quarto na origem das importações. Em 2011, o Estado comercializou US$ 1,3 bilhão para o País − alta de 13% na comparação com o ano anterior. Os principais produtos vendidos são químicos, tabaco, reatores nucleares e equipamentos, e calçados.

Publicado Terça-feira, 11 de Setembro de 2012 - 0h00