Você está aqui

Coreia do Sul busca ampliar negócios com indústrias gaúchas

Uma comitiva da Coreia do Sul, liderada pelo embaixador do país no Brasil, Bon-woo Koo, esteve na FIERGS, nesta quarta-feira, para a troca de informações e busca de novas oportunidades de negócios com o Estado. Na abertura do encontro, o presidente da entidade, Heitor José Müller, destacou as principais características do setor produtivo gaúcho e a importância de parcerias bilaterais. "Dispomos de 22 segmentos fabris, desde a agroindústria de alimentos até a microeletrônica. Por isto, reafirmamos os propósitos de ampliar e diversificar o comércio bilateral, dinamizando os fluxos de investimentos para a consolidação de joint ventures, e abrindo espaço para projetos de transferência tecnológica e na área da inovação", afirmou.

O setor industrial gaúcho, salientou o presidente da FIERGS, é o segundo mais diversificado do País. "As dimensões do nosso País favoreceram o desenvolvimento de polos regionais muito interessantes, como é o nosso caso. A indústria estabelecida no Rio Grande do Sul tem características importantes, como a valorização da qualidade, tanto nos métodos de gestão quanto nos processos produtivos", disse Müller, lembrando que os recursos humanos são outro fator diferenciado, "cuja capacitação e qualidade de vida integram os programas desenvolvidos pelo Sesi, Senai, e IEL".

O embaixador Bon-woo Koo falou sobre as expectativas do país asiático com a visita. "Temos muito interesse em ampliar nossas relações econômicas e diplomáticas com o Rio Grande do Sul. Este Estado se diferencia muito de outras regiões e já temos negócios concretos em andamento aqui. Por isso, trouxe um grupo de empresários coreanos para conhecer de perto o potencial das indústrias gaúchas e o que vem sendo desenvolvido", explicou.

Na apresentação da "Nova Economia" no Estado, o setor de petróleo, gás, naval e offshore ganhou destaque. Os investimentos realizados em Rio Grande e São José do Norte, nessa área, foram detalhados.

A aproximação com a Coreia do Sul vem sendo articulada pela FIERGS desde 2011. No mês de maio daquele ano, em colaboração com o governo do Estado, organizou uma missão àquele país. Hoje, os principais produtos gaúchos vendidos aos sul-coreanos são carne de soja, papel reciclado e frango congelado, que somaram US$ 303 milhões em 2012. Já o Rio Grande do Sul compra veículos, máquinas e materiais elétricos. No ano passado, estas importações totalizaram em US$ 209 milhões.

Publicado quarta-feira, 31 de Julho de 2013 - 0h00