Coreia do Sul busca parceria com indústrias gaúchas

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e a Korea International Trade Association (Kita) assinaram um Memorando de Entendimento nesta sexta-feira (23), em Porto Alegre. O objetivo é estreitar relações comerciais e promover a troca de informações sobre as empresas gaúchas e coreanas. "Vemos boas oportunidades de negócios e parcerias. O Brasil e o Rio Grande do Sul têm um enorme potencial de competitividade. E fazer uma aproximação com apoio de uma entidade forte como a FIERGS é o caminho que escolhemos", afirmou o diretor-executivo da Kita, Hokeun Jang.

De acordo com o coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS, Cezar Müller, "o Estado pode crescer muito com foco nas exportações e buscar novos mercados faz parte da estratégia do setor industrial". A Coreia do Sul é o 12º destino dos produtos gaúchos e recebe 1,9% dos embarques totais. Nos dez primeiros meses do ano, as exportações para o país asiático somaram US$ 281,38 milhões. O evento contou com a presença do diretor-presidente do Badesul, Marcelo Lopes, representando o governador Tarso Genro.

Após a assinatura do memorando, na sede da FIERGS, 15 empresas coreanas e 26 gaúchas se reuniram para rodadas de negócios. Entre os segmentos representados estavam químicos, borracha, metal-mecânico, máquinas e equipamentos, plástico, elétrico, autopeças, têxtil e energia.

A Kita é a organização de promoção comercial mais influente da Coreia do Sul, voltada para o apoio à expansão das empresas do país asiático pelo mundo e promoção de parcerias entre companhias coreanas e estrangeiras. Com 70 mil associados, a Kita possui representações na Bélgica, na China, em Cingapura, nos EUA, no Japão e no Vietnã.

Missão governamental − No início da manhã, a comitiva coreana foi recebida no Palácio Piratini pelo vice-governador Beto Grill, num café da manhã que contou com a participação do presidente da FIERGS, Heitor José Müller. O encontro foi um desdobramento da missão governamental gaúcha à Coreia do Sul, em 2011.

Os parques tecnológicos do Estado foram destacados pelo vice-governador como um ponto de atratividade para ampliar os negócios, sobretudo em função da tradição de investimento em inovação dos coreanos. Grill também salientou a parceria do governo com a FIERGS como um sinalizador das condições institucionais positivas para empreender no Rio Grande do Sul.

O secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijnik, lembrou o avanço nas relações com a Coreia do Sul. "A Hyundai está construindo em São Leopoldo uma fábrica de elevadores. Além disso, assinamos com a Hyundai e com a Samsung um protocolo de intenções, que conta com a parceria da Petrobras e vai avaliar o potencial para a instalação de uma usina de regaseificação", afirmou.

Publicado sexta-feira, 23 de Novembro de 2012 - 0h00