Você está aqui

Croácia oferece oportunidades de negócios no setor naval e de transporte público

O embaixador da Croácia no Brasil, Drago Stambuk, esteve na sede da FIERGS nesta terça-feira (19) para tratar com o presidente da entidade, Heitor José Müller, sobre oportunidades de ampliar as relações comerciais com o Estado. Em 2012, a Croácia foi o 108º destino das exportações e o 85º das importações estaduais. Entre os setores destacados pelo embaixador estão mineração, indústria da defesa e militar, turismo e, principalmente, o da construção naval e de embarcações, com o desenvolvimento de navios sob demanda, de acordo com as necessidades do comprador.

Müller destacou como potencial, negócios do país com o polo naval da região Sul do Estado e reforçou, conjuntamente com o embaixador, a importância de manter a continuidade deste contato inicial para aprofundar de forma objetiva as oportunidades comuns. Stambuk informou sobre um protótipo de veículos elétricos como opção de transporte público, tecnologia que já está sendo vendida para Suécia e Chile, e que, segundo ele, poderia ser utilizado em Porto Alegre.

Atualmente, os principais itens vendidos pelo RS ao país são carnes e miudezas, açúcar e produtos de confeitaria, máquinas e equipamentos, e os importados máquinas e equipamentos, aparelhos elétricos e artefatos de cutelaria.

Publicado Terça-feira, 19 de Novembro de 2013 - 0h00