Desafios para o setor do petróleo e gás

Com o objetivo de trazer informações estratégicas para empresas do setor com foco no mercado externo, a FIERGS realizou na quarta-feira (9), na sede da entidade, o workshop Petróleo e Gás: Oportunidades e Desafios Frente ao Novo Ambiente Competitivo. "Os desafios para o setor do gás e petróleo são enormes, temos ferramentas e oportunidades pela frente. Graças a esforços conjuntos, podemos inserir o Rio Grande do Sul nesse contexto", disse o vice-coordenador do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Oscar de Azevedo, que apresentou uma das palestras, com o tema "O Novo Ciclo do Petróleo e Gás no Brasil".

Além de Azevedo, mais quatro palestrantes participaram do evento. O coordenador do Programa de Mobilização da Indústria de Petróleo e Gás (Prominp) da Petrobras, Cláudio Luiz Froes Raeder, falou sobre "Perspectivas de Internacionalização do Setor de Petróleo e Gás Brasileiro". Raeder explicou que o objetivo do Prominp, que conta com 50 projetos, é maximizar a participação da indústria nacional de bens e serviços em bases competitivas e sustentáveis para a implantação de projetos no Brasil e no Exterior.

Miriam Guimarães Ferraz, coordenadora do Programa de

Internacionalização da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás (Prointer) do Sebrae do Rio de Janeiro, tema de sua palestra no evento, ressaltou a necessidade de uma atitude mais agressiva e proativa das empresas em relação ao mercado internacional. Segundo ela, o Prointer conta com 82 participantes, e entre 2008 e 2009 os integrantes do programa tiveram um incremento de 160% no volume de suas exportações.

O representante do Departamento de Petróleo e Gás do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Rogério Boeira, que tratou do tema "Perspectivas do BNDES frente aos Desafios do Petróleo e Gás", informou que entre as metas do banco está a de financiar toda a cadeia produtiva do setor, e que as oportunidades surgem no segmento independentemente do porte da empresa. Boeira disse também que a Região do Cáspio, que abrange, entre outros países, Armênia, Geórgia, Arbezaijão, Uzbequistão, Rússia e Irã, é uma das mais promissoras para se buscar novos mercados na área, junto com os africanos como Angola, Nigéria, Congo e África do Sul.

No encerramento do evento, Evaristo Lima, da consultoria EFL + FBL, apresentou o estudo "Alternativas para o Crescimento da Competitividade das PMEs do Setor de Petróleo e Gás do Rio Grande do Sul". Lima destacou o alto avanço das empresas nacionais, que permite desenvolver tecnologias para perfuração a grandes profundezas, como no caso da camada do pré-sal.

O workshop, promoção do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS) da FIERGS, faz parte do Projeto de Apoio À Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME), financiado pelo Brasil e União Europeia, e executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Publicado quinta-feira, 10 de Junho de 2010 - 0h00